Um rico panorama sobre o planejamento familiar na Bahia e em todo o Brasil será traçado, nesta sexta-feira (7), durante o 1º Seminário dos Direitos Sexuais e Reprodutivos nos 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). A presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, vai abrir e encerrar a programação do evento, que acontecerá simultaneamente ao 1º Encontro de Primeiras Damas da Bahia, no auditório Xangô do Centro de Convenções da Bahia.

O seminário é promovido pelas Voluntárias Sociais, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e contará com a participação do governador Jaques Wagner e dos ministros José Gomes Temporão, da Saúde, e Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Na oportunidade, Temporão vai apresentar as novas diretrizes da Política Nacional de Planejamento Familiar. Na platéia vão estar secretários municipais de saúde e de ação social da Bahia.

Para marcar o aniversário do SUS será relembrada toda a trajetória do sistema, criado em 1988 com a finalidade de alterar o quadro de desigualdade na assistência à saúde da população, tornando obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão – objetivo que vem sendo alvo de constante mobilização dos governos e da sociedade para o seu aperfeiçoamento e qualificação.

Já o 1º Encontro de Primeiras Damas da Bahia vai apresentar os programas desenvolvidos pelas Voluntárias Sociais, mostrando ao público os ramos de atuação da entidade e suas novas abordagens, alinhadas com a nova proposta de governo. “Todas as primeiras damas das cidades baianas serão convidadas a participar do evento, que vai buscar fortalecer a ação articulada das Voluntárias na área de políticas públicas em todo o estado”, explica Tânia Lessa, diretora operacional da instituição.

Um vídeo institucional com o perfil das Voluntárias será exibido ao público, detalhando as suas principais iniciativas, como o apoio à campanha Carnaval Sem Fome, que ultrapassou a marca de 100 toneladas de alimentos arrecadados antes, durante e depois da folia deste ano. Durante a manhã e à tarde haverá momentos de debates, nos quais a platéia poderá fazer perguntas aos especialistas sobre os temas levantados.