O curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) obteve o melhor desempenho dentre as instituições de ensino superior do país, na primeira fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Dos 24 recém-formados pela Uefs que responderam à prova, 22 passaram para a segunda fase (91,67%). O desempenho da Universidade Federal da Bahia também foi destaque nacional, figurando em segundo lugar, com 88,7% de aprovados.

Na avaliação da coordenadora do Colegiado de Direito da Uefs, Beatriz Lisboa, o resultado obtido “foi fruto do esforço conjunto de alunos, professores e da Universidade como um todo”. As atividades desenvolvidas, explicou, não se restringem ao ensino e aprendizado. Todos os segmentos da Instituição “estão cada vez mais voltados à formação de excelência e qualidade, com a consciência de que o curso não está pronto, mas sempre em construção”.

O presidente da OAB, sub-seção de Feira de Santana, Ary Newton Belo Pina, apontou dois fatores como responsáveis pela classificação da Uefs no exame. A formação acadêmica dos professores, a maioria com titulações de mestre e doutor, disse, influenciou direta e positivamente no desempenho dos alunos. Ele chama a atenção, ainda, para a preparação dos alunos, “que demonstram qualificação desde o início, ao serem aprovados no concorrido vestibular que é o da Uefs”.

Para o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, os dados revelam que o Brasil tem cursos de Direito de qualidade, espalhados inclusive pelo interior. “Desmistificam também a idéia de que só as universidades federais conseguem registrar boa aprovação no exame, já que a instituição de ensino de Feira de Santana é estadual”, afirmou. Domingo (9), os aprovados farão a segunda prova do exame da OAB. O exame unificado é realizado na mesma data e contém as mesmas perguntas em todo o país.