Colocar temas sociais contemporâneos em debate a partir de grandes obras do cinema. Esta é a proposta da “Cinemateca Jurídica”, promovida pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador.

A partir desta quinta-feira (6) começa a segunda edição das sessões de cinema e debate, envolvendo professores e estudantes do curso de Direito, além de convidados e toda a comunidade externa interessada. O objetivo do ciclo de exibições é ampliar a visão critica dos estudantes acerca de temas jurídicos e sociais da atualidade.

Para começar, o filme “Madame Satã” será o mote para as discussões e análises sobre a criminalidade, o preconceito e a desigualdade social no Brasil. A exibição acontece às 18h, no auditório Ivete Sacramento, localizado do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do campus I, em Salvador. A entrada é gratuita.

O debate será enriquecido com a presença dos juristas convidados Milton Julio de Carvalho Filho, doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP e professor da UNEB; Ariovaldo Lima, doutor em Antropologia Social pela UnB, e professor do Campus II; além do criminólogo Ricardo Cappi.

A Cinemateca Jurídica é uma realização do Colegiado de Direito do DCH e do Diretório Acadêmico (DA). Esta primeira sessão integra também um conjunto de atividades para acolher os calouros do curso.