LOCAL: Sala principal do Teatro Castro Alves, Campo Grande.
DATA: 17.03.08 (segunda-feira)
HORÁRIO: 17h30

O QUE É: Entrega de título de Doutor Honoris Causa ao professor Abdias do Nascimento.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

RECONHECIMENTO: Diante do seu exemplo de constante luta contra a segregação racial e o empenho a inclusão de políticas públicas a população afro-descendente e igualdade dos direitos humanos, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) concede esse título ao professor. Na ocasião, será exibido o filme-documentário “Abdias do Nascimento Memória Negra”, roteirizado e dirigido por Antonio Olavo, com o apoio institucional da Uneb.

VIDA: Abdias nasceu em 14 de março de 1914 em Franca, São Paulo, e graduou-se em Economia pela Universidade do Rio de Janeiro (Unirio), em 1938. Ainda no Rio, ele concluiu a pós-graduação em Estudos do Mar, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), em 1968, e em seguida partiu para o exílio nos Estados Unidos, onde atuou como professor universitário. Foi lá que ele começou a se dedicar à pintura. Em 1980, voltou ao Brasil e contribuiu para a fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Um ano mais tarde, foi escolhido vice-presidente do partido e fundou o Instituto de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro). Como deputado federal, entre 1983 e 1986, apresentou projeto de lei que previa a criação de cotas de 20% para negros na seleção de candidatos ao serviço público. Em 1991, foi eleito senador da República, mas assumiu o cargo de secretário estadual de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras (Seafro) do Rio de Janeiro, até o ano de 1994. No Rio, também assumiu a função de secretário de estado de Direitos Humanos e da Cidadania, em 1999.

OBRA: Entre peças teatrais, poesia, ensaios e trabalhos de pesquisa, o professor tem mais de 20 livros publicados. Ele também organizou revistas, antologias e coletâneas que registram a sua atuação cívica e cultural, bem como as realizações das entidades que criou. Sua peça Sortilégio tem duas versões, ambas traduzidas para o inglês.

TÍTULOS: Entre os já concedidos por universidades, estão o de Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 1993, e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 2000. Além disso, foi reconhecido pela Presidência da República, em 2004, aos 90 anos, como maior expoente brasileiro na luta intransigente pelos direitos dos negros no combate à discriminação, ao preconceito e ao racismo.

SOLENIDADE: Entre os convidados para prestigiar a homenagem, estão o secretário especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Edson Santos, o governador Jaques Wagner, o secretário estadual da Educação, Adeum Sauer, entre outras autoridades do Estado e dos municípios, parlamentares, lideranças negras e representantes de movimentos sociais.