Os eventos que movimentam o cenário esportivo no estado estão compilados na Agenda de Esporte e Lazer da Bahia 2008, lançada, nesta terça-feira (18), pela Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb). A agenda reúne jogos, partidas e campeonatos que acontecerão ao longo do ano, em 91 municípios do estado, com a indicação da data de cada um. Mais de 140 entidades esportivas de diversas modalidades participaram da elaboração do produto, que vai ser distribuído na capital e no interior.

“No ano passado, contamos com a participação de 60 municípios para compor a agenda. Este ano, são 91 cidades, o equivalente a um crescimento de mais de 50%. O número de entidades que enviaram seus eventos para a montagem da programação também aumentou de 119 para 147. Esperamos, assim, uma maior divulgação do esporte na Bahia e que ele esteja ao alcance de todos”, afirmou Raimundo Nonato (Bobô), diretor geral da Sudesb.

Muito mais do que uma solenidade formal no Terminal Marítimo de Salvador, o lançamento da agenda foi marcado pela apresentação de um panorama sobre as ações do Estado na promoção do esporte. Estavam presentes, inclusive, atletas baianos beneficiados pelo programa Faz Atleta, que investe R$ 3,3 milhões por ano em novos talentos.

Uma delas era a para-atleta e nadadora Verônica Almeida, que já alcançou o índice de 50 metros borboleta em 42 segundos e se prepara para disputar o campeonato aberto na França. “Sem o apoio do programa, eu não teria conseguido chegar aonde cheguei”, disse ela, que nada desde os cinco anos de idade, vencendo as limitações impostas por uma cadeira de rodas.

De semelhante sucesso desfruta a também nadadora Mônica Veloso, que já fez 111 travessias, em mar aberto, e acumula dois recordes mundiais, mesmo sendo portadora de uma deficiência física decorrente da poliomielite.
O velejador Mateus Tavares, 28 anos, também foi prestigiar o lançamento. Ele é campeão brasileiro da classe laser, penta campeão do Norte e Nordeste, hepta campeão baiano e campeão sul americano da classe Europa. “Sem o Faz Atleta, que me apóia há sete anos, eu até poderia estar hoje praticando algum esporte, mas não profissionalmente”.

Investimento

Durante o evento, o diretor de fomento ao esporte da Sudesb, Reginaldo Sacramento, anunciou que cerca de R$ 600 mil devem ser investidos em atividades esportivas no estado, este ano, sem contar os recursos destinados à manutenção de equipamentos esportivos e às escolinhas.

Em 2008, estão previstas oito copas de futebol para rapazes de até 19 anos, além da realização, no mês de maio, do Campeonato Norte e Nordeste de basquetebol para veteranos. Os chamados cursos de capacitação de agente social do esporte (instrutores, árbitros, entre outros) já começaram e vão até julho. No ano passado, as escolinhas de iniciação esportiva no estádio da Fonte Nova e no Centro Esportivo Armando Oliveira, na Avenida Gal Costa, beneficiaram seis mil pessoas, em 19 modalidades.

A Sudesb também realiza o Projeto Esporte e Lazer de Todos Nós, nos bairros de Nordeste de Amaralina, Chapada do Rio Vermelho, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas.