Com o objetivo de adotar um modelo de excelência em gestão pública, a Secretaria do Planejamento (Seplan) propôs para seus dirigentes, uma auto-avaliação que identifica as práticas existentes, seleciona as melhores e implementa um Plano de Melhoria da Gestão (PMG).
Para sensibilizar os gestores sobre a importância da profissionalização da administração pública e a melhoria da eficiência, o encontro desta segunda-feira (18), no auditório da secretaria, contou com as presenças do secretário do Planejamento, Ronald Lobato, e do consultor empresarial e especialista em desenvolvimento humano e programação neurolingüística, Kau Mascarenhas.
De acordo com a diretora geral, Iara Soares, esta é a terceira etapa do modelo de excelência em gestão pública, que teve início em setembro de 2007, após a adesão da Seplan ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública). “Na fase preparatória criamos o Comitê Gestor e a Assessoria de Gestão. Agora, os próximos passos serão diagnosticar a situação atual da gestão, elaborar e implementar o PMG e iniciar um novo ciclo melhoria”, explica.
Lobato complementa que até 2015, a proposta é transformar a excelência em gestão pública em um valor preservado pelas instituições públicas e requerido pelo cidadão. “A Seplan tem a obrigação de encabeçar, juntamente com a Secretaria de Administração (Saeb), a transformação do setor público. O que estamos propondo é um conjunto de práticas de planejamento, organização, direção, coordenação e controle integrado que colaborem para o cumprimento da missão da secretaria e do Governo do Estado”.
Segundo o cronograma de trabalho do comitê gestor do modelo de excelência em gestão pública, a implantação do PMG deverá ocorrer a partir de maio.