Uma comitiva da Secretaria de Cultura (Secult) vai à província argentina de Tucumán, no próximo mês de abril, para finalizar os preparativos de um evento de poesia baiana, a ser realizado em maio. A visita servirá, também, para que dirigentes baianos e argentinos da área de cultura se reúnam para discutir ações de intercâmbio na música, teatro, vídeo e dança.
Essas e outras ações foram discutidas, nesta quinta-feira (20), na Governadoria, em um encontro dos governadores da Bahia, Jaques Wagner, e de Tucumán, Jose Alperovich.

O governador de Tucumán demonstrou interesse em projetos baianos voltados para a agricultura familiar (criação de caprinos e ovinos) e acesso a água na região do semi-árido.

A Secretaria da Saúde e o Ministério da Saúde de Tucumán elaboraram um projeto conjunto para cooperação técnica e intercâmbio de práticas de gestão em planejamento, odontologia, recursos humanos, maternidade e infância. O projeto, em finalização técnica, aguarda aprovação da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) para financiamento.
Os argentinos também conheceram os principais projetos de desenvolvimento para o semi-árido baiano, com foco na questão da água e cisternas. Uma reunião entre técnicos dos dois governos será agendada, para aprofundar a discussão sobre os temas, visando um possível acordo de cooperação.

Em setembro de 2007 e em fevereiro deste ano, foram assinados convênios nas áreas de saúde e de cultura, no âmbito do Foro Consultivo de Municípios, Estados, Províncias e Departamentos do Mercosul. Este foro visa o fortalecimento e aproximação de entes subnacionais dos países do Mercado Comum da América do Sul.

Também participaram da reunião o vice-governador de Tucumán, Juan Manzur, a cônsul da Argentina na Bahia, Maria Margarita Ahumada, o chefe do Gabinete do Governador, Fernando Schmidt, e os secretários baianos da Cultura, Márcio Meirelles, da Saúde, Jorge Solla, e do Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas.