LOCAL: Município de Simões Filho, na região Metropolitana, a 22 quilômetros de Salvador.
DATA: 07.04.08 (segunda-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: Assinatura de ordem de serviço para a reforma do centro de abastecimento. Na oportunidade, será anunciada a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), além da entrega de ambulâncias do Samu e da Farmácia Popular.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

1. CENTRO DE ABASTECIMENTO

Obras: Serão reformados os boxes dos açougues, reservatórios, cobertura, sanitários, mercado de peixes e mariscos, câmara frigorífica, quatro quiosques que abrigarão 24 boxes, além da área da feira de animais e do mercado

Investimento: Aproximadamente R$ 1 milhão.

2. SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Obras: Serão implantadas rede coletora, duas unidades da estação elevatória, linha de recalque, uma unidade da estação de tratamento, emissário, além de 6.200 ligações intradomiciliares. O sistema, de acordo com o projeto, será construído parte em convencional, com 73,4 quilômetros de rede, e outra em condominial, com 40 quilômetros. A obra será executada por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A previsão de início é para maio de 2008.

Investimento: Cerca de R$ 27 milhões.

Beneficiados: Mais de 26 mil habitantes.

Melhoria: Em paralelo à execução dos serviços de implantação dos equipamentos será desenvolvido na cidade um projeto técnico social, visando a sustentabilidade sócio-econômica e ambiental da obra. A comunidade irá participar no acompanhamento das intervenções nas áreas contempladas, conforme exige a Lei do Saneamento, sancionada em janeiro do ano passado.

3. SAMU

Situação: A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) atende uma demanda de ação prioritária do Governo do Estado da Bahia, que consiste na ampliação e operação da Assistência Pré-Hospitalar Móvel – Samu 192.

Unidades: Serão entregues três ambulâncias, sendo duas de Suporte Básico (USB) e uma de Suporte Avançado (USA).

Unidades de Suporte Básico: São equipadas com suporte de soro, rede de oxigênio, aspirador, tensiômetro, glicosímetro, maleta de parto, pranchas curta e longa, talas para imobilização, colar cervical, colete imobilizador, bandagem e medicações. A equipe é formada por um técnico em enfermagem e um condutor.

Unidades de Suporte Avançado: São dotadas com estrutura semelhante à de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) contendo, além de todos os equipamentos das USB, respirador, monitor cardíaco e desfibrilador, oxímetro de pulso, bomba de infusão, material para acesso venoso e material para entubação. A equipe é composta por um médico, um enfermeiro e um condutor.

Estrutura: Dispõe de uma base, ou posto fixo, e as ambulâncias só podem deixar a base sob regulação das urgências, que é feita na Central de Regulação do Samu. Esta Central de Regulação se situa na sede de cada regional.

Investimento: Aproximadamente R$ 5,5 milhões.

4. FARMÁCIA POPULAR

Unidade: Vai oferecer cerca de 97 tipos de medicamentos entre frascos, cartelas, bisnagas e injetáveis, custando até 90% mais barato do que os produtos das lojas convencionais, além de preservativos masculinos.

Remédios: São adquiridos em laboratórios públicos e privados do país por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Para ter acesso aos medicamentos, os interessados precisam se dirigir às farmácias com receita médica ou odontológica. A lista de produtos disponíveis nessas farmácias está de acordo com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

Programa: A Farmácia Popular do Brasil é do Governo Federal e objetiva ampliar o acesso da população a medicamentos considerados essenciais. O projeto não visa lucros e repassa os medicamentos a preço de custo.

Recursos: Foi investido para implantação de cada unidade, em média, R$ 75 mil. Estima-se para manutenção de cada unidade uma despesa de R$ 15,9 mil. Pretende-se atender em cada unidade do programa, 60 pessoas por dia, gerando um volume de vendas de R$ 300 reais diários.