A realidade vai mudar para os moradores dos bairros contemplados com obras de infra-estrutura e urbanização anunciadas nesta terça-feira (8) pelo Governo do Estado em Feira de Santana. O sistema integrado de abastecimento de água, que serve a cerca de 372 mil habitantes, vai ser ampliado para suprir as necessidades da população, enquanto regiões situadas nas bacias dos rios Jacuípe e Subaé, que cortam a cidade, vão ser beneficiadas com a ampliação do sistema de esgotamento sanitário.

Juntas, as intervenções nas bacias do Jacuípe e Subaé terão recursos de R$ 89 milhões (da União e do Estado) e beneficiam 132 mil pessoas que moram em bairros como Tomba, Jomafa, Gado Velho, Gabriela, Francisco Pinto e Jardim Acácia. Os moradores das localidades festejaram a chegada das obras e esperam deixar para trás as dificuldades vividas por conta da falta de uma rede de esgotamento. “Não é nada agradável ver o esgoto correndo a céu aberto”, diz a dona de casa Marialva de Oliveira.

Seu filho, o vigilante Ivan de Oliveira Silva, 44 anos, reforça a necessidade de obras de requalificação urbana. “A água acumulada nas ruas também favorece o risco de doenças. E quando chove, todas as casas ficam alagadas”, diz ele. As obras, que integram o Programa Água para Todos e serão executadas através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foram anunciadas pelo governador Jaques Wagner, em visita ao município.

Wagner concedeu entrevista coletiva e anunciou as obras no auditório do Centro Cultural Amélio Amorim. Na cidade, ele ainda apresentou um projeto para requalificação urbana e ambiental da Invasão Anchieta, com a construção de 390 casas. Feira de Santana também recebeu três veículos do Corpo de Bombeiros – um autobomba tanque (para incêndios urbanos), um aeródromo (para incêndios em aeroportos e arredores) e um caminhão chamado auto-rápido urbano, que realiza operações de resgate e salvamento.

“Ao investir na área social e de infra-estrutura, teremos futuramente menos trabalho com a segurança pública, pois estamos melhorando a qualidade de vida das pessoas”, disse o governador, referindo-se carinhosamente à Feira de Santana como a Princesa do Sertão.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, falou que as obras também vão trazer melhorias à saúde da população “As intervenções vão ajudar a reduzir a mortalidade infantil e a ocorrência de doenças de veiculação hídrica”.