A população de Bom Jesus da Lapa, município a 800 quilômetros de Salvador, já conta com a Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A unidade foi inaugurada nesta sexta-feira (11) e já está funcionando.

O governador Jaques Wagner inaugurou também na cidade uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), anunciou a reforma do ginásio de esportes e a perfuração de 15 poços para construção de sistemas de abastecimento de água e visitou obras realizadas pela prefeitura.

Com 80 funcionários, a Central de Regulação do Samu vai atender diretamente cerca de 150 mil moradores dos municípios de Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Serra do Ramalho e Sítio do Mato. Serão sete ambulâncias de atendimento básico e de maior complexidade para atender a demanda.

Para a dona-de-casa Lindamar Santana, o serviço vai ajudar a salvar muitas vidas. “As ambulâncias comuns não possuíam aparelhagem para conduzir os pacientes para atendimento nas cidades mais distantes e agora isso vai ser possível”, disse.

Moradora de Serra do Ramalho, a professora Antônia Fernandes considera o Samu um serviço essencial. “Sem este apoio jamais teríamos um equipamento tão eficiente”, destacou.

Este ano, o governo da Bahia, em convênio com a União, viabilizou a aquisição de 54 ambulâncias do Samu, que beneficiam 1 milhão de pessoas em 39 municípios.

Wagner ressaltou a parceria do Estado com o governo federal e as prefeituras para execução de obras em toda a Bahia. Ele anunciou que a Secretaria de Infra-estrutura está viabilizando os ajustes orçamentários para construção da ligação Bom Jesus da Lapa/Santa Maria da Vitória, num total de 80 quilômetros.

Sobre a perfuração de 15 poços para implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água em pequenas localidades da região, o governador declarou que é fundamental, “porque estamos ao lado do Rio São Francisco e precisamos dar abastecimento, energia elétrica e saneamento básico para essa população”.

A inauguração da Ciretran vai facilitar também a vida dos moradores da região, segundo o agente de trânsito Rafael Pereira. Para ele, serviços como regularização de documentação de veículo – que antes era feito em Santa Maria da Vitória – levavam até 50 dias para serem executados. “Agora, em até 72 horas algumas demandas serão resolvidas”, comparou.

A unidade, que foi construída por meio de parceria com a prefeitura, funciona com 13 funcionários cedidos pela administração municipal e uma coordenadora que pertence aos quadros do Detran. Já o ginásio de esportes passará por reforma, num investimento de R$ 122 mil.

O professor Valdemir Teixeira, que dá aulas de artes marciais para cerca de 2 mil crianças e adolescentes de baixa renda, afirmou que as condições atuais do ginásio de esportes não permitem a prática das atividades com qualidade. “As telhas estão quebradas, quando chove molha tudo e quando faz sol a luz atrapalha as crianças”, explicou.