Uma nova logística para uma nova Bahia. Com essa proposta, o Governo do Estado levou o projeto do novo complexo portuário Porto Sul para ser apresentado na Intermodal South América 2008, que acontece até esta quinta-feira (17), em São Paulo, no Transamérica Expo Center. A Intermodal é considerada a maior e mais importante feira da América Latina focada nos mercados de comércio exterior, logística e transporte internacional.

São 400 expositores do setor marítimo, além de tradings, despachantes aduaneiros, portos secos, equipamentos, tecnologia, operadores portuários, terminais, concessionárias de ferrovias, companhias aéreas, transportadores rodoviários, marítimos e aéreos, seguradoras e portos nacionais e internacionais.

O governo da Bahia, representado pelas secretarias da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), Planejamento (Seplan) e Infra-estrutura (Seinfra), fez as apresentações do Porto Sul, inclusive durante a JoC South América Logiport Conference, promovida pelo Journal of Commerce Conferences, quando o superintendente de Comércio e Serviços, da Sicm, Antônio Celso Pereira, realizou palestra sobre o novo complexo portuário.

Segundo Pereira, foi muito importante a presença da Bahia neste evento de porte internacional por conta da participação de grandes empresas do setor, armadores, shippings, serviços portuários, intermodalismo de transporte rodo-ferroviário e praças logísticas.

“Como sempre referenda o governador Jaques Wagner, quem não é visto não é lembrado. Por isso, a Bahia precisava estar aqui. Nosso principal objetivo é lançar o conceito de que o Estado está dedicado ao estudo de novas opções logísticas”, argumenta.

Já para o superintendente de Transportes da Seinfra, Neville Barbosa, a Bahia está passando por uma revolução na logística. “Estão sendo desenvolvidos projetos que vão alterar o vetor logístico do estado, proporcionando oportunidades da Bahia se tornar competitiva nos mercados nacional e global, além de se tornar o portal de entrada e saída de mercadorias para o Centro-oeste brasileiro”.

Negociações

Só no primeiro dia de evento, o stand do Governo do Estado recebeu a visita de grandes empresas e instituições nacionais e internacionais interessadas em saber mais sobre o projeto Porto Sul. “Fizemos contatos com grandes armadores e operadores portuários de vários terminais brasileiros interessados no projeto Porto Sul/ferrovia”, afirma Celso Pereira.

Segundo a organização da Intermodal, a expectativa é de 45 mil visitantes durante os três dias de feira e que muitos negócios sejam fechados. “Ao visitar a Intermodal South América 2008, é possível conhecer melhor e negociar, aqui, no Brasil, com os principais portos da Europa, por exemplo, que a cada ano oferecem ao mercado brasileiro, serviços mais completos – desde o desembaraço aduaneiro e a armazenagem até a distribuição de produtos”, explica Joris van Wijk, diretor da CMP no Brasil, empresa organizadora da feira.

Solução

O Complexo intermodal Porto Sul, a ser construído numa área de 1.771 hectares, na localidade de Ponta da Tulha, no sentido Ilhéus-Itacaré, envolverá porto, ferrovia, hidrovia, rodovia e aeroporto. Será um “hub” logístico que se tornará a solução para o gargalo existente nos principais portos baianos, voltado ao escoamento da produção do estado e das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte do país.

Além do desenvolvimento nacional, o complexo vai garantir, principalmente, o desenvolvimento local, com a geração de emprego e renda que, nesta primeira fase de implantação, está estimada na abertura de 8 a 10 mil empregos. A ferrovia também será responsável pelo crescimento socioeconômico das cidades pelas quais cruzar, por meio da agricultura familiar.

O empreendimento, que movimentará recursos estimados em R$ 4 bilhões, deverá reforçar a dinâmica local de produtividade e eficiência, agilizando o escoamento de produtos como minério, grãos e cargas conteinerizadas.
O complexo prevê a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que fará a ligação dos estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e o Distrito Federal com o litoral, transformando a Bahia no novo corredor de comércio exterior (exportações e importações), agregado a novos pólos industriais, comércio e serviços.