Em entrevista a três emissoras de rádio na manhã desta segunda-feira(28), o governador Jaques Wagner falou sobre a missão internacional em Dubai, nos Emirados Árabes, o Fórum de Governadores do Nordeste, que acontece esta semana em Maceió, e a preocupação do Estado em evitar uma epidemia de dengue. As entrevistas foram concedidas aos apresentadores Dílson Barbosa, da Rádio Princesa FM, de Feira de Santana; Cristóvão Rodrigues, da Rádio Itaparica FM, de Salvador; e José Eduardo, da Rádio Sociedade da Bahia, também em Salvador.

Sobre a missão que conta com a participação de secretários estaduais e empresários, Wagner disse que o resultado parcial é animador. “A minha expectativa é que a gente possa colher frutos já no ano que vem”, previu. Em Dubai, o governador apresentou aos investidores internacionais as oportunidades de negócio nas áreas de infra-estrutura, turismo, imobiliária e biodiesel, e buscou investimentos para viabilizar a campanha para a Bahia sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol em 2014.

Ao comentar os casos de dengue no estado, Wagner destacou as ações da secretaria da Saúde para que não se tenha uma epidemia e pediu a colaboração dos baianos no combate à proliferação do mosquito transmissor da doença. “Quero me solidarizar com as famílias vitimadas e dizer que estamos trabalhando com agentes comunitários de saúde e homens do Corpo de Bombeiros para debelar o mosquito”, lembrou, ao frisar que as pessoas devem tampar caixas d’água, limpar vasos de planta e evitar água parada e acúmulo de lixo para coibir focos de procriação do mosquito. Wagner também enfatizou que o combate à dengue será um dos principais assuntos do Fórum de Governadores do Nordeste, quarta-feira (30), em Maceió.

Agenda

Nos Emirados, o governador esteve com um executivo do grupo Savola, conglomerado da Arábia Saudita com atividades em produção e distribuição de gêneros alimentícios, além de investimentos em agro-negócios. Wagner mostrou o interesse da Bahia em receber investimentos nesse setor e convidou o representante da Savola para visitar a Bahia e conhecer, in loco, as oportunidades apresentadas.

A comitiva visitou, ainda, o Centro de Distribuição da APEX-Brasil (Agência de Promoção às Exportações e Atração de Investimentos do Governo Federal), onde conheceu o armazém alfandegado que a instituição mantém na Zona Franca de Jebel Ali, em Dubai. Trata-se de uma importante ferramenta para os exportadores brasileiros que desejem colocar seus produtos nos Emirados Árabes ou fazer do porto de Dubai uma ponte para outros países do Oriente Médio e Ásia.

Em outro encontro, os executivos da DP World (autoridade portuária de Dubai) manifestaram seu interesse em expandir os negócios para a América Latina. Na Zona Franca de Jebel Ali, incluindo o Porto de Dubai, operam mais de 7.000 empresas de 120 países. A DP World é proprietária de 55 terminais em 28 países, incluindo Argentina, Peru e Venezuela.

Hoje (28), o governador e comitiva tiveram reunião em Abu Dhabi, capital dos Emirados, com executivos da DAS Holding, grupo de investimento, cujo dono é o xeique Mansour bin Zayed Al Nahyan, atual ministro de Assuntos Presidenciais dos Emirados Árabes Unidos. A DAS Holding é um dos maiores fundos de investimento dos Emirados, atuando em diversos segmentos, a exemplo de logística, medicina, construção, serviços financeiros e tecnologia da informação.