Há pouco tempo, Alice Sousa Silva Lima sofria de depressão e síndrome do pânico. Em casa, até o canto dos pássaros a assustava e ela rapidamente fechava as janelas. Funcionária pública do Estado há 28 anos, Alice se afastou do trabalho por 15 dias, até que um convite a fez mudar de idéia: participar do projeto Artesanato Amigo, realizado pela Secretaria do Planejamento (Seplan), onde ela exerce a função de coordenadora de Recursos Humanos.

“Meus colegas me incentivaram, dizendo que daria certo. Aceitei e vi como é bom praticar uma atividade. Para minha recuperação, foi fundamental”, conta Alice. Trabalhar com artesanato fez a servidora perceber que a sua saúde estava acima de qualquer coisa. Tanto que ela começou no projeto numa sexta-feira e já havia retornado ao trabalho, revigorada, na segunda-feira seguinte.

Com orgulho, Alice exibe uma caixinha produzida por ela no Artesanato Amigo, uma das iniciativas promovidas pelas secretarias estaduais como forma de valorizar o funcionário público, estimular a prática de atividades lúdicas no dia-a-dia de trabalho e favorecer a boa convivência entre os colegas nas repartições. Objetivos como esses se tornam ainda mais importantes quando se comemora o Dia do Trabalho.

O Artesanato Amigo foi concebido em 2007, quando a coordenadora do Núcleo de Eventos da Seplan, Érica Lins, viu que alguns funcionários apresentavam problemas, como hipertensão, síndrome do pânico e depressão. “Observei também que a secretaria funcionava em prédios diferentes e muitos servidores nem se conheciam. Então, criei um projeto que buscaria não apenas trazer melhorias à saúde e à qualidade de vida das pessoas, mas ainda promover uma maior integração entre elas”, afirmou Érica, que também é artista plástica.

Assim nasceu o curso de artesanato, que conta com 22 alunos, inclusive servidores de outras secretarias, e é ministrado sempre às sextas-feiras, no horário do almoço, na própria Seplan. Diante dos resultados positivos, a pretensão é de ampliar o número de aulas por semana. Érica contou que um relatório elaborado pelo Serviço de Saúde da Seplan já sinaliza melhorias no quadro de saúde de muitos funcionários que participam do projeto. Até alguns fumantes deixaram o cigarro de lado para se dedicar à atividade.

E essa não foi a única conquista do Artesanato Amigo. O projeto, que trabalha com a confecção de objetos em madeira e, a partir de agora, com pintura em tecido, ficou entre os 20 primeiros colocados no Prêmio Servidor Cidadão 2007, promovido pela Secretaria da Administração (Saeb).

Dança

Às segundas e quartas-feiras, do meio-dia as 14h, as cadeiras do auditório da Secretaria da Saúde (Sesab) são afastadas para abrir espaço para um grupo de 50 mulheres, todas funcionárias do Estado, que liberam suas energias em aulas de dança. A idéia de oferecer uma atividade como essa partiu do desejo dos próprios servidores, que apontaram num questionário aplicado pela secretaria que gostariam de participar de um projeto que valorizasse a qualidade de vida no trabalho e fora dele.

“Já tínhamos um coral, mas os funcionários sinalizaram que queriam uma atividade corporal. Então, criamos esse curso de dança moderna, que vem colhendo bons resultados, como a melhoria do astral das alunas e, principalmente, da produtividade no trabalho”, explicou Renata Costa, coordenadora de Gestão do Trabalho da Sesab. Ministradas por uma professora de dança, as aulas acontecem desde junho do ano passado e têm duas turmas de 25 alunas cada.

O projeto atraiu servidoras na faixa etária dos 20 aos 40 anos, que começaram a praticar a atividade com exercícios de alongamento e condicionamento físico, até a montagem de coreografias. “O interessante é que conseguimos também trabalhar a educação alimentar das alunas, que já sabem que, nos dias das aulas, a alimentação deve ser mais leve, antes ou depois da dança”, disse Renata.