No próximo domingo (11), às 8h30min, no Convento dos Capuchinhos, Praça da Piedade, o Comando da Polícia Militar da Bahia realizará o tradicional ato religioso em Comemoração a Nossa Senhora da Piedade, padroeira da PM. A celebração acontece todos os anos, sempre no segundo domingo do mês maio – Dias das Mães.

O objetivo do evento é promover a integração entre os policiais militares, familiares e a comunidade através do culto religioso em louvor a Nossa Senhora, bem como, oportunizar, através da homenagem, uma demonstração pública de fé voltada para valorização e respeito dos diversos segmentos religiosos.

A programação em homenagem a Nossa Senhora será iniciada com uma missa celebrada pelo Maj PM Capelão Clarindo Oliveira, no Convento do Capuchinhos, Praça da Piedade, com a presença de representantes das unidades policiais militares do Estado e membros da comunidade.

Ao final do evento, logo após a missa, com a participação da Banda de Música Maestro Wanderley, a imagem de N.Sª da Piedade seguirá em procissão até o Quartel do Comando Geral, Bairro dos Aflitos.

Histórico

A devoção da Polícia Militar à Nossa Senhora da Piedade, surgiu em 1865, durante a Guerra do Paraguai. Naquele momento, policias militares do Estado da Bahia foram chamados para a batalha a serviço da Pátria.

Chegando ao quartel situado no Largo da Mouraria, oficiais e praças marcharam para a Igreja dos Capuchinhos, na Praça da Piedade, e prostraram-se aos pés da imagem da santa pedindo proteção durante a guerra.

Ao final da guerra, depois de cinco anos trágicos e sangrentos, a PM voltou a render graças a Nossa Senhora da Piedade, ficando definida como Padroeira da Corporação.