Ventos de até 35 quilômetros por hora foram observados, em Salvador, no último final de semana, com maior intensidade nas partes mais altas da cidade. De acordo com o Centro Estadual de Meteorologia da Superintendência de Recursos Hídricos (Cemba/SRH), esse tipo de ocorrência é comum na faixa centro-leste da Bahia nesta época do ano, que marca o principal período chuvoso em Salvador e Região Metropolitana.

Nesta terça-feira (13) o céu deverá permanecer nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas na capital e RMS. Chuvas moderadas poderão ocorrer em algumas áreas isoladas, bem como “ventanias”, a exemplo das verificadas nos últimos dias. Para as regiões do Recôncavo, nordeste, sul e faixa centro leste da Chapada Diamantina, a previsão é a mesma, incluindo chuvas moderadas.

Nas regiões oeste, São Francisco e sudoeste, a previsão é céu parcialmente nublado a claro, com chuvas fracas em áreas isoladas. Na região norte e na faixa centro-oeste da Chapada Diamantina, o céu deverá ficar nublado a parcialmente nublado e podem ocorrer chuvas fracas.

O meteorologista Heráclio Alves explicou que os ventos que vêm de sudeste para noroeste são mais intensos de maio a julho. As águas do Oceano Atlântico Sul, na Costa Leste do Nordeste, estão em torno de um grau mais quente do que o normal nesse período, o que contribui significativamente para a ocorrência das chuvas em toda a faixa leste da Bahia, incluindo Salvador e RMS.

As temperaturas máximas deverão variar entre 31 e 33°C nas regiões do São Francisco, oeste e norte e as mínimas entre 22 e 24°C. As menores temperaturas no estado,deverão ser registradas nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, com valores variando entre 19 e 21°C. Em Salvador, Recôncavo e região nordeste, as temperaturas máximas deverão variar entre 31ºC e 33°C e as mínimas entre 21º C e 23°C.

Análise Climática

De quarta a quinta-feira desta semana (14 e 15), o meteorologista do Cemba/SRH, Heráclio Alves, participará, em Aracaju-Sergipe, da 6ª Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste Brasileiro. O objetivo é avaliar as condições oceânicas e atmosféricas dos últimos meses para fazer o prognóstico climático dos próximos meses de junho, julho e agosto para a região, com ênfase para a faixa centro-leste do nordeste.
Nesse encontro, estarão meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e do Instituto Nacional Meteorologia (Inmet). Todas as análises contam com a participação por áudio-conferência de pesquisadores do Inmet e CPTEC/Inpe de Brasília e São Paulo.

Monitoramento

O monitoramento do tempo é feito diariamente pelos meteorologistas do Cemba/SRH a partir da análise das variáveis ambientais, como temperatura do ar, umidade relativa do ar, pressão atmosférica e direção e velocidade dos ventos. O Cemba/SRH também acompanha o comportamento dos sistemas meteorológicos como as frentes frias vindas do Sul do país que influenciam as condições de tempo em toda a Bahia.

As informações são disponibilizadas no site da SRH, orientam o cidadão comum e servem de base também para órgãos governamentais, na tomada de decisões estratégicas de monitoramento, à medida em que permitem a identificação, por exemplo, de áreas vulneráveis a queimadas e enchentes. Mais informações pelo site www.srh.ba.gov.br (tempo e clima) e e-mail: meteorologia@srh.ba.gov.br .