Cerca de 1.100 pessoas que vivem na zona rural do município de Paulo Afonso, a 435 quilômetros de Salvador, terão acesso a água potável. A Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb) construiu oito sistemas simplificados de abastecimento de água. Quatro já se encontram em plena operação e os demais precisam apenas de energização para funcionar. As obras serão entregues pelo governador Jaques Wagner, nesta quarta-feira (21).

Segundo o presidente da empresa, Cícero de Carvalho Monteiro, as obras fazem parte do Programa Sertão Produtivo, em parceria com a Secretaria da Agricultura, que prevê o fortalecimento da estrutura hídrica, assistência técnica e capacitação para melhoria dos índices zootécnicos, da produtividade e rentabilidade dos pequenos agricultores. Uma das ações do programa é o aumento da oferta de água na zona rural do semi-árido baiano.

Os sistemas construídos pela Cerb são destinados ao abastecimento humano e dessedentação de animais. Eles são constituídos basicamente de captação, adução, reservação, rede de distribuição e bebedouros. A captação da água é feita a partir de poços tubulares profundos perfurados, cuja água, normalmente, é de boa qualidade. A partir daí, são construídos os sistemas simplificados de abastecimento de água. O Governo do Estado investiu R$ 400 mil.

As localidades beneficiadas com as obras são Baixa da Areia, Baixa Funda/Placas, Casa de Pedra/B.Vermelho/Bongó, Juá, Logrador/Martinha, Ribeiro(Mandacaru), Salgadinho e São José/Grosso/ Poço/ Santo Antônio.