A Secretaria de Desenvolvimento Social da Bahia (Sedes) inaugura nesta sexta-feira (6) a Comunidade Terapêutica Franklin Alves Oliveira, em Itabuna. A unidade será coordenada pela Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) e o trabalho será executado pela Fundação Reconto pelo período de um ano, para a adoção de medidas socioeducativas em meio aberto.

O Governo da Bahia investiu R$ 532 mil na implantação da unidade, que funcionará no bairro São Judas e vai atender 60 adolescentes, sendo 45 na modalidade ambulatorial e 15 na modalidade de internação.

“Esta será uma unidade pioneira no Brasil, onde estarão sendo desenvolvidas, conjuntamente, ações intersetoriais de assistência social e de saúde, garantindo ao adolescente autor de ato infracional e dependente de substância psicoativa a proteção da assistência social e atenção a sua saúde mental”, explica Nádia Márcia Correia Campos, Assessora Especial da Fundac.

Reinserção social

A equipe da Comunidade Terapêutica será composta por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, educadores, auxiliar de enfermagem e auxiliares administrativos e de serviços gerais. Para o execução do atendimento socioeducativo, o Estado, em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, está promovendo o curso de Saúde Mental e Atendimento a Adolescente Dependentes de Substancias Psicoativa.

O curso tem o objetivo de capacitar 80 pessoas, sendo este público composto pelos técnicos da Comunidade Terapêutica e dos serviços já instalados da Fundac. em Salvador e em Ilhéus, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Porto Seguro, Canavieiras, Itabuna e Vitória da Conquista. O governo da Bahia também está instalando unidades de atendimento socioeducativo em Camaçari, Feira de Santana, Juazeiro, Barreiras, Alagoinhas.