Acusados de envolvimento em vários homicídios, principalmente no estado de Minas Gerais, os ciganos Valmir Silva Mendes, 50 anos, Arnóbio Silva, 25, e Laércio Silva Mendes, 45, foram presos quarta-feira (4) por policiais da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia, em Teixeira de Freitas. Há cerca de dois meses eles estariam planejando a morte do prefeito David Oliveira, do município de Caravelas.

De acordo com o delegado José Nélis de Jesus Júnior, coordenador da 8ª Coorpin, Valmir, Arnóbio e Laércio já vinham sendo investigados e foram surpreendidos numa caminhonete Hilux Preta, no centro da cidade. Eles são acusados da morte dos empresários mineiros Mark Rogério Freitas Santos e João Cândido de Oliveira Filho, em janeiro deste ano, e dos comerciantes baianos João da Silva e Rizael Silva Matos, em fevereiro.

Além desses crimes o trio é responsável pela tentativa de homicídio contra o delegado Marcos de Souza Pimenta, do município de Taiobeiras, em Minas Gerais, que foi alvejado numa pizzaria de Belo Horizonte. O delegado José Nélis informou ainda que os ciganos praticavam agiotagem, emprestando dinheiro a empresários e prefeitos, principalmente em Minas.

O juiz Antônio Faisal, da Comarca de Teixeira de Freitas, decretou a prisão preventiva dos acusdos por formação de quadrilha. Todos estão custodiados na sede da 8ª Coorpin à disposição da Justiça Criminal.