Diante de um desenho do planeta Terra na cor alaranjada, as estudantes da 8ª série, Janaína Santana e Elaine Campos, alertavam ao público sobre as conseqüências da não preservação do Meio Ambiente. “Se não preservamos agora, daqui a alguns anos o mundo estará assim”, informou Campos.

As estudantes participaram da 2ª Feira de Ciências Vamos Proteger o Mundo, realizada nesta quinta-feira (5), no Colégio Estadual Conselheiro Vicente Pacheco Oliveira, no bairro de Dom Avelar, em Salvador. A exposição faz parte das atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Os trabalhos podem ser conferidos até o sábado (7).

A Feira faz parte de um trabalho de conscientização desenvolvido pelo Colégio para incentivar os jovens a preservar o Meio Ambiente. Segundo o professor José Portela, a escola é o início de tudo. “Os alunos acabam levando informações á comunidade, colaborando dessa maneira, com a mudança de hábitos diários das pessoas”, declarou Portela.

Os estudantes fizeram trabalhos de pesquisa e foram orientados a utilizar a criatividade para desenvolver projetos pró-ambientais. Dentre as possibilidades apontadas pelos alunos estavam a coleta seletiva, a reciclagem, a preservação da mata atlântica e a utilização de energias renováveis.

Também em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, o Colégio Dorival Passos realizou uma caminhada no bairro da Mata Escura. A escola que adotou a temática desde o início da unidade, vem realizando palestras e discussões em sala de aula, inclusive com exibição de documentários sobre os impactos da ação do homem sobre o ambiente.

A estudante Crislane de Jesus acredita que a caminhada é uma maneira de alertar a população para a preservação do Meio Ambiente. “As pessoas precisam pensar no futuro de seus descendentes e evitar o desperdício de água potável. Afinal, daqui a algum tempo, este elemento pode acabar”, completou.

Duas estudantes da rede estadual foram premiadas no concurso de redação da Cetrel, com o tema Como posso contribuir para um ambiente melhor. As alunas Jéssica Correa, do 2º ano do Colégio Estadual Maria Amélia Santos, e Taís Mendes, da 8ª série do ensino fundamental, do Colégio Eraldo Tinoco, concorreram com mais de 400 estudantes da rede pública e privada e conquistaram os 2º e 3º lugar, respectivamente.

Jéssica Correa está muito feliz e afirma que iniciativas como a do concurso estimula os jovens a estudar. “No momento que recebi o papel não tinha idéia do que escrever, mas pesquisei, pensei positivo e consegui”, declarou. Jéssica recebe como prêmio uma viagem para o Pantanal. Já Taís, vai para a Chapada Diamantina, com mais dois acompanhantes, sendo que um deles deve ser um professor da unidade escolar na qual a aluna pertence.