Uma operação conjunta entre técnicos do Centro de Recursos Ambientais (CRA), de agentes da Companhia de Polícia Ambiental (Copa) e do Centro de Operações Especiais da Polícia Civil (CEO) resultou na prisão em flagrante de Emanoel Marcos do Bomfim Neto, o Marcos da Guerra. Ele é conhecido como um dos maiores fornecedores de explosivos para pesca com bomba, na região da península de Itapagipe.

Marcos da Guerra foi preso por volta das 6h40 da manhã desta terça-feira (10), a cerca de um quilômetro da praia da Beira-Mar, após atirar duas bombas (artefato usado para a pesca predatória) ao mar, chamando a atenção dos técnicos do CRA, que estavam prestes a iniciar uma operação de rotina.

Juntamente com seus apetrechos (pequena embarcação e instrumentos de pesca), Marcos Guerreiro foi levado pelos policias à 3ª Delegacia, na Avenida Dendezeiros, Bomfim, onde foi registrado o flagrante. O pescador foi autuado com base no artigo 35, da Lei 9605/98, que trata dos crimes contra o meio ambiente. Marcos confessou praticar a pesca com bomba há mais de 20 anos, mas negou ser distribuidor de explosivos. Após ser interrogado, Marcos foi colocado à disposição da justiça.