A terceira plenária da I Conferência de Comunicação Social da Bahia movimenta a cidade de Vitória da Conquista, no Sudoeste. A procura por inscrições cresceu nos últimos dias e deve alcançar um bom número para o encontro deste sábado (14), na sede da Universidade Estadual do Sudoeste (UESB), a partir das 9h. Os organizadores esperam um público como o registrado nas primeiras reuniões, em Ilhéus e Eunápolis, na semana passada. "Percebemos um clima de grande interesse e participação de profissionais e estudantes, que apostam na construção dos debates", disse Ernesto Marques, coordenador executivo da Assessoria de Comunicação Social do Governo da Bahia(Agecom).

A Conferência é resultado de um amplo debate envolvendo governo e sociedade, com participação de sindicatos, ONGs, entidades e outros atores do movimento social. Os debates vão contribuir para a formulação de políticas públicas de comunicação no estado da Bahia, que é pioneiro na organização de um fórum como este. As discussões devem contribuir ainda para a formação de cidadania e desenvolvimento local a partir de propostas construídas em eixos-temáticos sobre comunicação e educação, democratização dos meios técnicos, novas mídias, sistemas digitais e internet, regionalização e produção cultural, TV e rádios comunitárias e outras sugestões.

Depois de Vitória da Conquista, os debates territoriais serão realizados em Barreiras (05/07), Irecê(12/07), Juazeiro (19/07), Salvador (26/07) e Feira de Santana (27/07). Até a etapa final as plenárias regionais vão eleger os temas de maior interesse da sociedade para a construção de políticas públicas na área de comuniação, por parte do governo. A Conferência Estadual será nos dias 14, 15 e 16 de agosto, no Hotel Sol Bahia, bairro de Patamares, em Salvador. Mais informações no site http://conferencia.comunicacao.ba.gov.br.

O governo criou um Grupo de Trabalho(GT – Comunicação), que desde o ano passado teve autonomia para organizar todas as etapas da Conferência. O GT é composto pela Associação Baiana de Imprensa(ABI), Sindicato dos Radialistas e Publicitários da Bahia(Sinterp), Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), Associação Brasileira de Rádio Comunitárias(Abraço), CIPÓ – Comunicação Interativa, Central Única dos Trabalhadores (CUT-Bahia), Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia(FACOM/UFBA), Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação(FNDC), Intervozes, Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia(Irdeb), Universidade Estadual da Bahia(Uneb) e Sindicato das Escolas Particulares da Bahia(Sinep).