O antológico verso de Drummond “tenho duas mãos e o sentimento do mundo” define o próximo concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia, que trará um repertório desenhado pela essência do Romantismo. Sob a batuta do maestro convidado Fábio Mechetti e solos da violinista Virginie Robilliard, a Osba se apresenta quarta-feira (18), às 20h30, na Sala Principal do Teatro Castro Alves.

O programa traz obras de Beethoven (Abertura da ópera Fidélio, op. 72), Tchaikovsky (Concerto para violino e orquestra em ré maior, op. 35) e Brahms (Sinfonia no. 4 em mi menor, op. 98). Os ingressos (inteira) custam R$ 20 (filas A a W) e R$ 10 (filas X a Z11). No mesmo dia, a partir das 9h45, haverá ensaio aberto ao público, com entrada franca.

Atual regente da Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais, o paulistano Fábio Mechetti. apresenta uma trajetória internacional bem-sucedida. Fez sua estréia no Carnegie Hall de Nova York, com a Orquestra Sinfônica de New Jersey, e tem dirigido inúmeras orquestras americanas como as de Seattle, Buffalo, Utah, Rochester, Phoenix e Columbus, entre outras. O músico fez mestrado em Regência e em Composição pela famosa Juilliard School, de Nova York.

De família de músicos, a francesa Virginie Robilliard iniciou seus estudos musicais aos quatro anos de idade. Aos 17, obteve o primeiro prêmio do Conservatório Nacional Superior de Música de Lyon como discípula de Jacques Ghestem. Em 1993, graduou-se na Julliard School of Music, de Nova York, onde foi aluna da célebre violinista e pedagoga Dorothy Delay.