O leilão realizado, nesta sexta-feira (13), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Saeb), arrecadou um montante de R$ 237,2 mil, com a venda de todos os 59 lotes colocados à disputa – móveis, equipamentos eletrônicos, automóveis e sucatas de veículos – superando em mais de R$ 160 mil, a previsão inicial calculada a partir dos preços mínimos fixados no edital.

Os lotes, provenientes de órgãos públicos estaduais de Salvador, Paulo Afonso, Itaberaba e Irecê, foram disponibilizados à visitação pública durante dez dias, nestas cidades.

“Os leilões sempre despertam interesse e têm boa participação. Isso é importante porque os valores arrecadados são revertidos em investimentos públicos. Já temos, inclusive, a previsão de realizar mais dois leilões no segundo semestre”, informou Ângela Fonseca, superintendente de Serviços Administrativos da Saeb.

Raimundo Gomes da Silva, dono de uma loja de móveis e equipamentos usados, arrematou por R$ 660 um lote oriundo de Itaberaba, composto por mesas e cadeiras escolares, cadeiras de escritório, armários, máquinas de escrever e aparelhos eletroeletrônicos, entre outros itens.

“Eu sempre participo dos leilões, independente da cidade. Isso é uma oportunidade de adquirir e revender mercadorias usadas, com a garantia de boa procedência”, afirmou o comerciante.

Adquirir carros usados e utilizar as peças para fazer reparos em outros veículos numa oficina no bairro da Suburbana é o objetivo de Eliseu de Matos nos leilões públicos. Ele arrematou três veículos da linha Ford, dos municípios de Itaberaba e Irecê, e disse que “sempre dá para repassar as peças e realizar os serviços obtendo uma margem de lucro razoável”.

Genivaldo Pacheco foi o comprador do lote mais caro – uma Ford Ranger ano 2004 por R$ 12,5 mil. O lance mínimo previsto no edital era de R$ 5 mil. “Eu compro carros em leilões, reformo e revendo. É assim que eu ganho a minha vida”, afirmou.