A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) inicia, no dia 1º de julho deste ano, a segunda edição da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17. O evento contará com o apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e das prefeituras municipais de Amélia Rodrigues, Cachoeira, São Félix, Feira de Santana, Porto Seguro, Lauro de Freitas, Simões Filho, São Gonçalo dos Campos, Dias D’Ávila, São Francisco do Conde e Catu.

O Governo do Estado da Bahia convidou 36 equipes da Bahia, de outros estados e do exterior para disputar dois troféus – duas imagens produzidas em fibra de vidro pelo artista plástico Luís Augusto Rezende, representando o Elevador Lacerda. A competição acontecerá até o dia 13 do mesmo mês.

Durante os jogos, a Sudesb deverá utilizar seis sedes, envolvendo onze cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e adjacências, além de Porto Seguro, no extremo sul, onde será realizada a partida final, como aconteceu em 2007, quando o Internacional de Porto Alegre sagrou-se campeão, vencendo o Cruzeiro de Belo Horizonte por 2 a 1.

Seis equipes estrangeiras foram convidadas e, pela primeira vez, vão participar, Union Atlético Maracaibo, da Venezuela (grupo A), Academia Canadá, do Canadá (grupo B), Santos, do México (C), Union Desportiva de Ibiza, da Espanha (D), América, do México (E), e Oriente Petrolero, da Bolívia (F).

Também estão ainda confirmadas, as equipes do Internacional e Grêmio (Rio Grande do Sul), Vasco (Rio de Janeiro), Cruzeiro e Atlético (Minas Gerais), Atlético e Coritiba (Paraná), Figueirense, Goiás, Fortaleza, América de Natal, Corinthians de Alagoas, Bahia e Vitória e seleções municipais onde a competição será realizada, totalizando 36 representações esportivas.

Este ano, a Copa 2 de Julho terá como sedes, os municípios de Dias D´Avila (grupo A), Amélia Rodrigues e São Gonçalo dos Campos (B), Cachoeira e São Félix (C), Feira de Santana (D), Catu e São Francisco do Conde (E), Lauro de Freitas e Simões Filho (F) e Porto Seguro (Jogo final).

Considerada uma das principais competições esportivas do futebol brasileiro, a Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17 será, a partir deste ano, uma das maiores do país, envolvendo mais de mil pessoas, entre atletas, dirigentes, árbitros, comissões técnicas e organizadores. As equipes convidadas deverão chegar a Salvador até o dia 30 deste mês.

A Sudesb e as prefeituras vão ficar responsáveis pela hospedagem, com acomodação e alimentação para atletas e comissão técnica, além da lavagem dos uniformes e a vigilância do estabelecimento, onde as delegações ficarão alojadas. A escalação dos árbitros, assistentes e representantes será feita pela Federação Bahiana de Futebol (FBF).

Datas das disputas

Fase de classificação – De 1º a 06
Folga das equipes – Dia 07
Oitavas de final – Dia 08
Folga das equipes – Dia 09
Quartas de final- Dia 10
Fase das semifinais -Dia 11
Viagem das equipes finalistas -Dia 12
Final da Copa – Dia 13

Equipes
Grupo A – Sede Dias D’Ávila
Vitória, Galícia, Coritiba, América de Natal, Seleção de Dias D’Ávila e Union Atlético Maracaibo (Venezuela).

GRUPO B – Amélia Rodrigues/São Gonçalo dos Campos
Cruzeiro (MG), Corinthians (AL), Escolinha do Vasco, Seleção de Amélia Rodrigues, Seleção de São Gonçalo e Academia Canadá (Ottawa).

GRUPO C – Cachoeira/São Félix
Atlético (PR), Pão de Açúcar (SP), Fortaleza (CE), Atlântico (BA), Seleção de Cachoeira e Santos (México).

GRUPO D – Feira de Santana
Goiás (GO), Grêmio (RS), Astro de Feira, Fluminense de Feira, ABB (BA) e Union Desportiva de Ibiza (Espanha).

GRUPO E – Catu/São Francisco do Conde
Atlético Mineiro, Vasco da Gama (RJ), Figueirense (SC), Seleção de São Francisco do Conde e América (México).

GRUPO F – Lauro de Freitas/Simões Filho
Bahia, Internacional (RS), América de Própria (SE), Seleção de Lauro de Freitas, Seleção de Simões Filho e Oriente Petrolero (Bolívia).