A partir de agora, os moradores do distrito de Salgadália, em Conceição do Coité, na região sisaleira da Bahia, não precisarão mais pagar a uma lan house para utilizar o computador. Em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Conceição do Coité, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) instalou um Centro Digital de Cidadania (CDC) na Biblioteca Municipal Felipe dos Santos Almeida, em mais uma etapa do Programa Cidadania Digital, de inclusão sociodigital do Governo do Estado.

“Esse CDC era um sonho que nós acalentávamos desde a fundação da biblioteca há oito anos”, disse a coordenadora Simone Nascimento. “O impacto dessa obra na comunidade será muito grande”, previu a secretária-geral do sindicato, Arlete Nascimento da Silva.

“No passado, era preciso saber ler e escrever para ocupar um lugar melhor no mercado de trabalho. Hoje, quem não domina a informática, fica para trás”, afirmou o prefeito de Conceição do Coité, Evérton Rios de Araújo, destacando a importância do CDC.

No mesmo dia, foram entregues à população baiana mais três CDCs, um em Feira de Santana, outro em Santa Bárbara, e o último em Nova Fátima, também na região sisaleira.

Menores infratores

O novo CDC de Feira de Santana foi inaugurado na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). Em um primeiro momento, o equipamento vai servir também de ferramenta socioeducativa para um grupo de 52 menores infratores. Depois será aberto à comunidade do bairro do Serviço de Integração de Migrantes (SIM).

“O CDC abre um campo enorme para o conhecimento desses jovens, que já chegam aqui vítimas de um processo de exclusão”, observou o diretor-geral da Fundac, Walmir Mota. O secretario de Ciência, Tecnologia e Inovação Ildes Ferreira ressaltou que “a inclusão digital é um passo importante para a inclusão social”.

Em Santa Bárbara, um CDC foi inaugurado na sede da Ong Juventude em Ação, que oferece, gratuitamente, cursinho pré-vestibular para estudantes de baixa renda e afrodescendentes e coordena um projeto de construção de 120 casas populares. “Agora, temos que criar projetos para que os alunos possam usufruir do CDC, não só como espaço de lazer, mas de crescimento e de conhecimento”, propôs o professor Roberto Coutinho.

A nove quilômetros da sede de Nova Fátima, o pequeno povoado de Santo Antônio também ganhou seu CDC, instalado na Escola Municipal Roque Dias da Silva, em parceria com a prefeitura local. Segundo a prefeita Regina Célia de Oliveira Cunha, o centro será utilizado também pelos moradores de localidades vizinhas, como os povoados de São Francisco e Pituba.

“Essa era uma coisa que os nossos alunos estavam precisando porque o acesso à internet nos povoados é muito difícil. Agora, todos vão poder desenvolver melhor as suas capacidades”, reconheceu a secretária municipal de Educação, Creuza Miranda da Visitação.