As operações da TAM no aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus (BA), estão mantidas. A garantia foi acertada após uma conversa entre o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o governador Jaques Wagner, quinta-feira (3), em Brasília (DF). As operações estão ameaçadas de suspensão, por conta da redução de 150 metros da pista, que tem uma extensão total de 1577 metros, determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A redução obrigou a TAM, que mantém três vôos diários em Ilhéus, a operar com modelos menores, como o A 319. Como essas aeronaves também são utilizadas na ponte área Rio-São Paulo, mais rentável, a empresa aérea pode deixar de operar em Ilhéus, comprometendo a economia da cidade, um dos principais pólos turísticos da Bahia.

Para garantir a segurança das operações de pouso e decolagem, a Anac e a Infraero determinaram a instalação de duas cancelas, semáforos e uma guarita, no trecho da rodovia Ilhéus-Olivença nas proximidades do aeroporto. Mesmo com as instalações concluídas, os 150 metros de pista ainda não foram liberados, o que provocou a intervenção do governador junto ao ministro e à direção da Infraero.

“Tivemos a confirmação de que, adotadas as medidas de segurança, os vôos serão mantidos, inclusive com o retorno de aviões como o Airbus”, disse o governador. Segundo ele, Jobim ficou de fazer gestões junto à Anac e o Departamento de Aviação Civil, no sentido de realizar uma vistoria nos equipamentos e liberar os 150 metros de pista.

O governador também esteve com a direção da TAM para assegurar que a empresa continue operando em Ilhéus com os aviões A 319 até que a pista seja liberada em sua totalidade.

“O aeroporto é fundamental para Ilhéus e o Sul da Bahia, porque além do turismo, a região passa por um processo de expansão econômica, como o pólo de informática, a celulose, a construção do gasoduto da Petrobrás, a produção de minérios e a retomada do desenvolvimento da lavoura com o início das ações do PAC do Cacau”, disse o governador.

O fluxo anual no aeroporto de Ilhéus de é 400 mil passageiros, além do terminal de cargas que atende toda a região.
O Governo Federal já autorizou a construção de um novo aeroporto na zona norte de Ilhéus, com uma pista de 3 mil metros. O investimento é de R$ 150 milhões, com o início das operações previsto para 2011.