O governo do Estado iniciou 33 obras da primeira etapa do Programa Água Para Todos na capital e interior, representando um investimento de R$ 615 milhões na ampliação e implantação de sistemas de água e esgoto em várias regiões da Bahia. A ação é executada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e vai proporcionar ampla cobertura de saneamento em muitos municípios.

As obras do Água Para Todos vão ampliar o sistema de esgotamento sanitário de Salvador, melhorar o sistema integrado de abastecimento da capital e Região Metropolitana, ampliar sistemas de esgotamento em municípios com mais de 50 mil habitantes, os municípios situados na área de influência da Baía de Todos os Santos, Sudoeste, extremo Sul e Norte do estado. Até 2010 serão investidos R$ 1,7 bilhão em todo o estado.

Os primeiros reflexos são a melhoria da qualidade de vida das comunidades no entorno das grandes cidades da capital e interior e a limpeza gradativa dos mananciais que cortam e abastecem diversos municípios.

Entre os rios beneficiados estão o Paraguaçu, que forma a Barragem de Pedra do Cavalo, responsável pelo abastecimento de 60% da população de Salvador e que desemboca na Baía de Todos os Santos; Joanes e Ipitanga, que cortam a Região Metropolitana e também abastecem a capital; Jaguaripe e Subaé, na região de Feira de Santana; de Ondas, no Oeste; e de Contas, no Sudoeste do estado.

"Trata-se de uma ação inédita do governo estadual, possível através da parceria com o governo federal e pela capacidade financeira da empresa em assumir uma contra partida de R$ 150 milhões", diz Abelardo de Oliveira, presidente da Embasa, empresa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, responsável pela obra.