Todos os anos, o município de Bom Jesus da Lapa (a 796 km de Salvador), realiza no período de agosto a setembro, a terceira maior romaria do país. Para evitar acidentes e a proliferação de doenças durante a festa religiosa, a Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) está realizando um planejamento de ações integradas com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), polícias Militar, Rodoviária Federal, Marinha e Corpo de Bombeiros. O assunto foi discutido nesta quarta-feira (08), em reunião realizada em Salvador.

Bom Jesus da Lapa, cuja população é estimada em 62 mil habitantes, não conta com infra-estrutura de saneamento, abastecimento e hospedagem suficientes para a festa religiosa, que chega a receber cerca de 300 mil turistas. O objetivo da Defesa Civil é prevenir e reduzir os problemas decorrentes da grande aglomeração, garantindo a segurança global do evento e ações de saúde para os participantes do evento religioso.

A Cordec, que atua na Romaria de Bom Jesus da Lapa há 16 anos, vai instalar uma barreira sanitária na entrada da cidade, onde os romeiros serão orientados sobre normas de segurança e também receberão dicas de higiene. Entre as ações integradas também haverá distribuição de preservativos, fiscalização de restaurantes, lanchonetes, hotéis e acampamentos, além da organização da coleta de lixo. Nesta quinta-feira (10), está prevista uma reunião da Cordec com os representantes da prefeitura, para articulação da operação junto às secretarias municipais.