Os estudantes dos colégios estaduais Manoel Devoto e Central vão poder conferir na telinha, na próxima segunda-feira (14), cenas das únicas imagens gravadas com o cangaceiro Lampião ainda vivo. Elas estão no filme Baile Perfumado que o Projeto Lanterninha leva aos colégios. A exibição no Manoel Devoto acontecerá às 14h e, no Central, às 19h.

Após assistirem ao filme que mostra a história de Lampião e do seu bando, os estudantes poderão participar de um bate-papo com o protagonista da película, Luís Carlos Vasconcelos, que dá vida ao personagem Lampião e também com o estudioso de cinema, Marcelo Rocha.

Esta é a décima semana do Projeto Laterninha, que através de uma parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), leva o cinema, semanalmente, a 1,5 mil alunos da rede estadual. Por mês, o público estimado é de 6 mil pessoas.

A proposta do projeto é exibir filmes, trazendo diretores e atores brasileiros para conversar com alunos na presença de educadores. A meta é motivar o cineclubismo e complementar a educação formal com a forte ferramenta cultural e de identificação do cinema. Desde março, o projeto já promoveu nove semanas de exibições, distribuídas nos três turnos em todos os nove colégios da rede estadual que integram a iniciativa.

Além da projeção dos filmes, o trabalho garante a participação de palestrantes trazidos de várias partes do país. Por semana, duas escolas recebem as projeções especiais com convidados, que incluem representantes dos filmes e educadores.

Entre eles, já participaram da ação os atores Nelson Xavier, Gustavo Falcão, o cantor Riachão, os cineastas João Jardim e José Araripe Jr., além de produtores dos filmes.

Desde o início das exibições o projeto já levou às escolas filmes como Pro Dia Nascer Feliz, A Máquina, O ano que meus pais saíram de férias e Bicho de Sete Cabeças. Na próxima semana será a vez de apresentar Saneamento Básico.

Na internet, o projeto mantém divulga as suas ações, inclusive com farto registro fotográfico. O endereço do site é www.projetolanterninha.com.br.