A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) oferece pela primeira vez o curso de formação de pregoeiros via videoconferência. Os servidores que atuam na área de licitações e contratos dos órgãos da administração estadual na capital e no interior têm até o próximo dia 18 para se inscrever. Estão disponíveis 1.100 vagas, sendo 140 para a capital e 960 para outros 298 municípios.

A capacitação integra a série de treinamentos previstos pelo Compromisso Bahia – Programa de Qualidade do Gasto Público, através do projeto Atitude Positiva. A partir das ações do Compromisso Bahia, o Governo do Estado prevê a economia de R$ 220 milhões só com licitações. Para se inscrever, basta clicar no banner de capacitações disponível no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) ou entrar em contato com a Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS) pelo telefone (71) 3115-3151.

O principal meio para o cumprimento da meta é a priorização de licitações do tipo pregão, em especial a modalidade pregão eletrônico – um tipo de licitação que funciona numa sala virtual na internet – reunindo as empresas interessadas em fazer negócios com o Estado. Na disputa, as empresas dão lances como em um leilão reverso, conferindo mais competitividade e economia às compras públicas.

A utilização da ferramenta está em expansão na administração pública estadual, tendo alcançado, em 2007, 56% dos certames, contra 10% em 2006. Com as capacitações, o Estado espera ampliar ainda mais a utilização do Pregão Eletrônico.

A videoconferência acontecerá de 22 a 25 de julho no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e será veiculada em 24 núcleos de retransmissão da videoconferência (Núcleos de Tecnologia Educacional – NTE), atingindo servidores da capital e interior, num total de 299 municípios.

O curso será transmitido a partir de núcleos de veiculação em Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Valença, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Serrinha, Juazeiro, Jacobina, Piritiba, Itaberaba, Irecê, Ibotirama, Macaúbas, Caetité, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Seabra, Senhor do Bonfim, Amargosa, Guanambi, Santo Amaro e Cruz das Almas.