Unidades móveis do Programa Sertão Produtivo, equipadas para controle da sanidade e cadastramento do rebanho bovino e caprino em pequenas propriedades, já circulam pelo interior do estado. O trabalho sócio-educativo, desenvolvido pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), começou nesta segunda-feira (14), na microrregião de Irecê, atendendo a seis comunidades quilombolas e de produtores familiares.

A equipe especializada – formada por médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos – atenderá até sexta-feira (18), produtores dos municípios de Lapão, Itaguaçu e Uibaí.

O micro-ônibus conta com completa infra-estrutura para realização de atividades educativas e laboratoriais. Para o diretor geral da Adab, Altair Santana, o principal objetivo do órgão com esta ação é controlar a sanidade dos animais e vegetais, por meio de conhecimentos teóricos e práticos.

“A microrregião de Irecê, é a que detém maior concentração de quilombolas no estado, com cerca de 60 membros reconhecidos ou em processo de reconhecimento, sendo imprescindível, dentro do processo de inclusão social deste grupo específico, conhecimentos significativos que possam ser aplicados no cotidiano”, considera.

A engenheira agrônoma e coordenadora do programa de educação sanitária da Adab, em Irecê, Cláudia Dourado, considera que as unidades móveis facilitam na divulgação de técnicas e ações da Adab para esses agricultores familiares.

A iniciativa faz parte do Programa Sertão Produtivo, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), que visa o desenvolvimento das principais cadeias produtivas do semi-árido baiano, com aperfeiçoamento dos sistemas de policultivos e verticalização da produção.

A meta é incluir 80 mil agricultores familiares, ampliando a produção e promovendo a integração em redes e a inserção competitiva dos produtos nos mercados local, nacional e internacional. O trabalho visa fornecer ao produtor estrutura hídrica, manejo sanitário, assistência técnica e capacitação para a garantia de melhores índices zootécnicos e uma melhor produtividade e rentabilidade.

Programação

As unidades estão em Sobreira/Uibaí, nesta segunda-feira (14). Na terça (15), em Lagoinha/Uibaí. Dia 16, em Caldeirão/Uibaí. Na quinta-feira (17), em Gonzaga/Lapão (17), e na sexta, em Barreiro/Itaguaçu da Bahia (18).