Duzentos e cinqüenta jovens da rede pública de ensino de Feira de Santana, divididos em dez turmas, vão participar de um curso gratuito de formação em Tecnologia da Informação. A iniciativa será lançada nesta terça-feira (15), no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Ceteb) Áureo Filho, em Feira de Santana, pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira. Em sua primeira fase, o curso prevê a formação de mais de 1,2 mil jovens de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas.

Ao todo, serão 300 horas de aulas de programação e os alunos que se destacarem serão contratados por empresas baianas. Oferecido em dois turnos, o curso faz parte do Programa de Qualificação em Tecnologia da Informação, que tem como meta capacitar 20 mil pessoas em quatro anos, em toda a Bahia.

Esta primeira fase do programa conta com 48 turmas de 25 alunos em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas. As turmas são formadas por estudantes do ensino médio da rede pública com idade até 24 anos. As inscrições serão efetivadas mediante um processo seletivo. Em Feira de Santana, as provas serão realizadas no dia 2 de agosto, no Colégio Estadual Gastão Guimarães.

Uma parceria com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro) e a Associação Brasileira das Empresas de Software e Serviços para Exportação (Brasscom) vai facilitar o contato dos jovens com as empresas, que aproveitam a oportunidade para encontrar novos talentos em programação.

Dados do Instituto Brasil para a Convergência Digital (IBCD) apontam que 210 mil vagas de trabalho não serão preenchidas até 2010 por falta de qualificação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Na mesma pesquisa, o IBCD verificou que 84% dos profissionais formados na área não dominam a língua inglesa, o que é uma exigência das empresas desse setor.

O Programa é uma ação das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Educação (Sec) e da Assessoria de Gestão Estratégica de TIC (Agetic) da Casa Civil, em parceria com a Brasscom, a Assespro e Instituto Brasil para Convergência Digital (IBCD).