LOCAL: Centro de Convenções
DATA: 21.07.08 (segunda-feira)
HORÁRIO: 10h

O QUE É: Entrega de 201 viaturas à Secretaria de Segurança Pública do Estado. Na oportunidade, serão entregues a identidade funcional e o distintivo para os primeiros colocados dos 161 policiais (agentes e escrivães) recentemente nomeados e feita palestra para mais de 1.200 soldados, do total de 3.200 que reforçarão o quadro da corporação, que estão em fase de treinamento na Academia da Polícia Militar.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

VIATURAS: Foram adquiridas 201 viaturas, sendo 110 Paratis, 23 Blazers, 18 Rangers e 50 motocicletas. Os veículos vão reforçar o policiamento ostensivo na Capital, Região Metropolitana e interior. As novas viaturas foram adquiridas em dezembro do ano passado, por meio de pregão presencial, com uma modalidade de contrato que garante também a manutenção da frota por três anos. Nesse modelo de compra não ocorrerá a interrupção da oferta de serviços de Segurança Pública caso algum veículo necessite reparos, pois ele será imediatamente substituído. No final desse período, as viaturas serão incorporadas ao patrimônio do Estado e o contrato de manutenção renovado. O novo padrão dos veículos, que irão dispor de moderno sistema de rádio e compartimento prisional, foi escolhido para estar de acordo com o programa de integração das polícias e facilitar operações conjuntas. As motos seguiram a mesma padronização nas cores azul e cinza.

INVESTIMENTO: R$ 25 milhões.

POLICIAIS NOMEADOS: Os 94 agentes e 67 escrivães formados pela Academia da Polícia Civil (Acadepol) e nomeados recentemente serão oficialmente incorporados ao quadro da Polícia Civil. Eles concluem treinamento em Delegacias e serão designados em definitivo para assumir suas funções. A nomeação dos novos policiais vai melhorar o atendimento ao público nas Delegacias, devendo, também, agilizar o trabalho de investigação, considerado um dos setores mais essenciais para o bom desempenho da organização. Nomeados em junho deste ano, os novos agentes e escrivães submeteram-se a concurso público, tendo participado do Curso de Formação ministrado pela Acadepol, que acompanhou o treinamento dos novos policiais.

CURSO: Possui caráter eliminatório, começa com as provas objetivas, seguidas de exames médicos, psicológico e psiquiátrico. Após concluírem essas etapas, os candidatos são submetidos a teste de aptidão e esforço físico. Na sala de aula, os futuros policiais recebem noções de Direitos Humanos, Relações Humanas e Interpessoal, além de técnicas específicas de Organização Policial e Investigação Policial. Traz também, em sua grade curricular, noções básicas de Direito Administrativo Disciplinar, de Processo Penal e de Direito Constitucional.

NOVOS SOLDADOS: A solenidade de formação do Curso de Soldados 2008 da Polícia Militar está prevista para o dia 19 de dezembro. Serão 3.123 novos policiais militares para reforçar a segurança em todo o Estado. O Curso de Formação de Soldados possui duração de nove meses e carga horária de 1.116 horas/aula. Contém na grade curricular disciplinas como Policiamento Ostensivo Geral, Legislação PM, Direitos Humanos, Armamento, Munição e Tiro, Educação Física, Relações Interpessoais, Prevenção e Proteção Pessoal, Gerenciamento de Crises e Educação para as Relações Étnico-Raciais e de Gênero, entre outras.