Professoras pesquisadoras do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) criaram o Observatório das Políticas Públicas Educacionais. O objetivo é fornecer um banco de dados para concentrar informações vindas dos sistemas de ensino dos municípios da área de abrangência da Uesc e dessa forma dar subsídios às pesquisas desenvolvidas na área de políticas educacionais, além de fomentar debates sobre essas pesquisas em níveis estadual e regional.

O projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e a Uesc, é coordenado pelas professoras Emília Peixoto Vieira e Júlia Maria da Silva Oliveira e conta com a participação dos alunos bolsistas Joedson Brito dos Santos, Hélia Lemos Nascimento, Gabriela Oliveira Santos, Edna Gama do Nascimento, Teresa Cristina de Jesus Pires, Elenice de Brito Teixeira, Ediley da Silva Pena e Rosely Costa dos Santos.

As pesquisadoras vão produzir um boletim bimestral e um site onde serão divulgadas as informações, as análises e as reflexões sobre as políticas públicas educacionais dos municípios da área.