O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), em reunião no início desta semana em Brasília, aprovou uma Moção de Aplauso e Reconhecimento ao Governo da Bahia pelo cumprimento do relatório final do Grupo de Trabalho de Juventude. O documento recomenda “considerar a temática juventude como prioridade estadual para os próximos dez anos”.

O governador Jaques Wagner aprovou o documento e autorizou a criação de uma coordenação executiva específica para a juventude.

Um plano estadual foi enviado à Assembléia Legislativa e prevê a formação de um Conselho Estadual com dois terços da sociedade civil organizada.

O GT apresentou um relatório final, com 120 páginas, nas quais estão contidos 294 metas e objetivos, com foco na educação e trabalho para o segmento, representante de 30% da população baiana.

Na reunião que aprovou a Moção de Aplauso ao Governo da Bahia, o Conjuve lançou o Pacto pela Juventude. Trata-se de um compromisso público, coordenado pelo conselho que tem o objetivo de articular agentes governamentais, sociedade civil organizada e movimentos juvenis.

A iniciativa pretende colocar em prática as propostas aprovadas pela Conferência Nacional que mobilizou mais de 400 mil pessoas em todo o Brasil.