A ocorrência de focos de queimadas na Bahia começa em agosto. Por isso, o Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Cemba/Ingá), alerta para os riscos nas regiões oeste, São Francisco e norte do estado e as ações que possam dar início a um incêndio, como as tradicionais queimadas, para o preparo do solo destinado ao plantio, e as pontas de cigarros que são jogadas nas margens das estradas.

“O período chuvoso acabou em abril. A vegetação seca e a baixa umidade o ar é uma combinação que oferece perigo”, explica o meteorologista do Cemba/Ingá, Heráclio Alves. Com temperaturas em elevação e umidade relativa do ar baixa, os locais onde há maiores riscos de ocorrência de focos de queimadas são os municípios do extremo oeste, a exemplo de Luiz Eduardo Magalhães, São Desidério, Correntina e Formosa do Rio Preto.

Para este final de semana, a umidade relativa do ar deve oscilar entre 30 e 50% nessas regiões. As temperaturas mínimas variam de 13 a 17Cº e as máximas de 27 a 31Cº. Esse panorama é provocado por uma intensa massa de ar seco centrada nas regiões centro-oeste, sudeste e parte das regiões norte e Nordeste do Brasil.

Para Salvador e região metropolitana, o órgão prevê diminuição das chuvas, já que o período das precipitações mais significativas se encerra com o mês de julho. Para este final de semana, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas. Estas chuvas serão mais freqüentes à noite e nas primeiras horas da manhã.

Já o frio deve continuar, mas com menor intensidade do que na semana passada, quando, no dia 25, os termômetros registraram mínimas de 17 centígrados na capital baiana. Desta sexta-feira a domingo (3), as temperaturas devem variar entre 19°C (mínima) e 29°C (máxima).

Os ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico continuam influenciando as condições do tempo em toda a faixa centro-leste da Bahia. Com isso, a previsão para as regiões do Recôncavo, nordeste e sul do estado é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas. As mínimas previstas para essas regiões deverão variar entre 16 e 19°C e as máximas entre 28 e 30°C.

As menores temperaturas do estado deverão ser registradas nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, onde as mínimas deverão variar entre 11 e 16°C e as máximas entre 26 e 28°C. Nessas regiões, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, com chuvas fracas em áreas isoladas.

Maré

Em todo o litoral baiano a maré alta deve variar entre 1,9 e 2,5 metros de altura e atingir seus máximos em torno das 5 e 16h, as alturas mínimas, em torno das 4 e das 22h, com valores variando entre 0,0 e 0,3 metros. A previsão de ondas indica que elas terão fraca agitação e com altura máxima chegando a 2,0 metros.

A estação de inverno indica redução na incidência de radiação solar no Hemisfério Sul. Mesmo assim, a radiação que incidente na faixa em torno da linha do Equador é considerada alta. Na Bahia, os Índices de Radiação Ultravioletas (IUV) 7, 8 e 9 previstos para o final de semana fazem parte das categorias Alta e Muito Alta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

As tabelas e os mapas abaixo apresentam a previsão dos IUV para a Região Nordeste do Brasil e algumas cidades baianas que são representativas para todas as regiões do estado, e as referências desses índices com suas categorias de intensidades, de acordo com recomendações da OMS.