Cumprir a meta de construir mais 25 mil cisternas até o fim do ano e ajustar procedimentos dando agilidade à conclusão de obras, que beneficiam milhares de comunidades rurais no interior baiano. Com esse objetivo, gerentes de escritórios regionais da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), se reuniram, na manhã desta quinta-feira (31), no auditório das Voluntárias Sociais da Bahia, no Centro Administrativo.

A intenção, destacou a diretoria da empresa, é que sejam concluídos, ainda este ano, todos os convênios, sobretudo, aqueles relacionados a obras que envolvem sistemas de abastecimento de água, fortalecendo as ações do Programa Água para Todos.

Lançado em agosto do ano passado, o Água para Todos, além de garantir o abastecimento de água de qualidade para mais de 1,25 milhão de baianos, especialmente no semi-árido, representa a inclusão social de todos os baianos que vivem abaixo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O programa quer ampliar, com vista à universalização, o acesso à água, por meio de sistemas de abastecimento de água, barragens, cisternas e poços, abrangendo todo o estado. Serão implantadas 100 mil cisternas até 2010, 1.800 poços tubulares e 1.500 sistemas simplificados de abastecimento de água, com prioridade para o semi-árido, Bacia do São Francisco e seus principais núcleos urbanos e rurais.