Cerca de 320 mil pessoas de sete municípios do extremo sul da Bahia serão atendidas pelo primeiro hemocentro regional do estado. O Hemocentro Regional de Eunápolis, a 641 quilômetros de Salvador, que estava sob gestão privada contratada pela prefeitura, integra desde a última sexta-feira (1º) a hemorrede estadual, passando para a gestão da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).

A solenidade contou com a presença do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, do secretário de Saúde de Eunápolis, Mário Gontijo, do diretor da Hemoba, Roberto Schlindwein, da diretora de Acompanhamento e Avaliação da Rede Própria, Conceição Benigno, do novo diretor do hemocentro, Luciano Laranjeira, e do diretor da 8ª Dires, Baltazar Lamin, além dos funcionários e da população local.

Além da coleta, preparação e distribuição de bolsas de sangue, único serviço prestado desde que foi inaugurado, há cinco anos, passarão a ser oferecidos serviços de transfusão de sangue, punção de medula óssea, diagnóstico e acompanhamento de doenças hematológicas (doenças do sangue, como a anemia falciforme e a hemofilia) e tratamento odontológico para hemofílicos.

“Dentro de 15 ou 20 dias, virão técnicos do Ministério da Saúde para fazer a informatização completa dos serviços. Já foram enviados 10 computadores para o hemocentro e vamos encaminhar equipamentos complementares e demais insumos para garantir o bom funcionamento do serviço, que vai permitir outro padrão de atendimento, outra capacidade de assistência”, explicou Solla.

Ele afirmou que o hemocentro vinha sendo subutilizado e necessita de muitos investimentos. “É um processo a ser cumprido”, destacou, lembrando que a construção do prédio demorou oito anos e outros quatro se passaram até a unidade entrar em funcionamento.

O secretário ressaltou o esforço que vem sendo feito pelo governo para melhorar a assistência hematológica no estado, “inclusive com a reabertura de bancos de sangue em importantes pólos de assistência, como Senhor do Bonfim, Juazeiro, Paulo Afonso e Seabra”.