O segundo maior evento rural da Bahia, a Exporural, que acontece a partir do próximo sábado (9), tem a participação garantida da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura. No estande serão apresentados o Programa Integrado de Manejo e Gerenciamento do Caranguejo-uçá (PUÇA), Projeto Bijupirá e Kit Marisqueira, além da realização de cursos de beneficiamento do pescado e capacitação para cozinheiros.

Durante o evento, que segue até o domingo (17), a Bahia Pesca vai mostrar as inovações tecnológicas desenvolvida pela empresa, num tanque de 24 metros quadrados, onde serão expostos exemplares de tambaqui, tambacu, carpa e tilápia.

No curso de técnicas de processamento, beneficiamento e culinária de pescados, serão mostradas as características do pescado como: qualidade e frescor, bem como os cuidados com o abate, resfriamento, condicionamento e higienização. Na seqüência o treinamento abordara os tipos de cortes, defumação e salga. Por último, serão apresentadas técnicas culinárias, com a preparação de diferentes pratos com pescados “in natura”, salgados e defumados.

A aqüicultura na Bahia está em constante escalada, recentemente, em visita a Bahia, o presidente Lula anunciou um investimento de R$ 50 milhões na pesca e aqüicultura no estado, além de anunciar a criação de um novo ministério para o setor o que certamente dará novos rumos ao segmento na Bahia.