A paixão dos baianos pelo esporte, as potencialidades na área turística e a receptividade do Governo do Estado foram as principais condições para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) escolher Salvador como uma das cidades para sediar os jogos de futebol nas Olimpíadas de 2016.

A informação é do representante do COB, Filipe Starling, que representa a candidatura do Rio de Janeiro para o evento. Ele esteve reunido na manhã desta quinta-feira (7) com o chefe-de-gabinete do governador, Fernando Schmidt, o secretário Nilton Vasconcelos (Trabalho, Renda, Emprego e Esporte) e representantes da prefeitura.

No encontro, Starling destacou que o Rio – que vai disputar a sede das Olimpíadas de 2016 com Madri, Tóquio e Chicago – tem grandes chances, pelo fato de a competição jamais ter sido realizada na América do Sul. Ele explicou que Salvador foi escolhida para ser uma das cidades-sede das competições de futebol, devido à sua importância nas áreas econômica, turística e cultural. “Temos que destacar ainda a grande receptividade do governador Jaques Wagner e da sua equipe”, disse.

Além da capital baiana, poderão ser sede dos jogos de futebol das Olimpíadas de 2016 as cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

Schmidt ressaltou que a idéia é aproveitar a estrutura que será montada para a Copa do Mundo de 2014. Ele observou que será criado um grupo de trabalho para as discussões em torno da realização dos jogos na cidade.

Vasconcelos disse que, assim como a Copa do Mundo, a realização dos jogos de futebol nas Olimpíadas de 2016 em Salvador traria muitos benefícios para a cidade, tanto na área turística quanto na geração de empregos. “Poderão ser abertos milhares de postos de trabalho, desde a fase de preparação da infra-estrutura, como a construção, até setores como comércio, hotelaria, entre outros”, avaliou.

Utilização da Fonte Nova

Segundo o secretário, a estrutura utilizada seria a do Complexo da Fonte Nova. “Isso depende não só dos investimentos públicos como dos privados. É baseado nisso que estamos estudando minuciosamente todas as propostas de recuperação da praça esportiva”, afirmou.

Ele lembrou que as seis propostas para a reconstrução do estádio serão apresentadas em outubro, após apreciação em audiências públicas. “Precisa ser um espaço viável economicamente”, destacou.