Estão abertas as inscrições para o Concurso Idéias Inovadoras, iniciativa que tem como objetivo estimular o espírito empreendedor dos baianos, com prêmios que variam de R$ 1 mil a R$ 10 mil. No total, o concurso terá 12 ganhadores, divididos nas categorias Alunos de Cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado, além de Inventores Livres – aberta para qualquer pessoa que more no estado, independente de sua formação.

O concurso vai premiar os melhores projetos de produtos, processos ou serviços inovadores, que serão analisados usando como critério a inovação proposta, a originalidade, o perfil do empreendedor, o mercado em potencial e os impactos da inovação.

Desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o concurso tem como parceiros a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae/BA) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

O regulamento do concurso, que inscreve até o dia 16 de outubro, com detalhes sobre submissão de projetos e valor dos prêmios por categoria, está disponível no portal da Fapesb (www.fapesb.ba.gov.br). A entrega dos prêmios será feita no dia do encerramento do Simpósio Internacional de Empreendedorismo, que acontece de 19 a 21 de novembro em Salvador.