Começa nesta segunda-feira (11) a série de 20 leilões de animais de alta qualidade genética, no Parque de Exposições. Os leilões fazem parte da programação da 11ª edição da Exporural. O evento foi aberto na noite de domingo (10), com um desfile de mostras das raças que ficarão em exposição até o próximo domingo. São, ao todo, cerca de 1.500 animais, entre bovinos, eqüinos, ovinos e caprinos.

Segundo o criador Oscar Villas Boas, presidente da Associação Baiana dos Criadores de Cavalo (ABCC), entidade que organiza o evento, a expectativa é fechar negócios da ordem de R$ 15 milhões. “Os avanços tecnológicos do agronegócio tornaram os animais baianos um destaque também no que se refere ao melhoramento genético, ampliando as chances de negócios a cada ano”, disse.

Entre os principais atrativos da exposição está um touro nelore de mais de 200 quilos, “fruto da alta qualidade genética”, como frisou Villas Boas. Outra novidade da Exporural é que os criadores de todo o país poderão participar dos leilões que vão ser transmitidos, com interatividade, por um canal especializado de TV.

“O gado baiano vem se tornando uma importante referência por sua qualidade, ampliando cada vez mais os negócios, gerando emprego e renda na zona rural”, frisou o chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura, Carlos Sodré, que representou o secretário Geraldo Simões na solenidade de abertura. Conforme informou Sodré, além de participar de eventos do tipo com estandes para orientações para criadores, a Seagri aumentou em 25% as contribuições para a realização de eventos, em comparação a 2006.

“A meta é estimular os negócios da agroindústria e grandes criadores, sem perder de foco a agricultura familiar que é o centro das ações do Governo na zona rural”, disse Sodré. Ele acredita que a nova política estadual tem trazido resultados. Dados da Seagri apontam um aumento em 30% da comercialização realizada em eventos como a Exporural, além do crescimento em 10% da média de público.

Nesta edição, a expectativa dos organizadores é superar a visitação de 300 mil pessoas do ano passado, promovendo a realização de grandes negócios e divulgação dos animais, além do público normalmente que só vai aos shows.