Instrumento necessário para as equipes que atuam na gestão orçamentária do Estado, o Manual de Orçamento Público (MOP) está disponível desde sexta-feira (15) no site da Secretaria do Planejamento (Seplan).

Dentre outros objetivos, o MOP serve para orientar os órgãos e técnicos participantes do Sistema Estadual de Planejamento (SEP) no desempenho das atividades de elaboração das peças orçamentárias constitucionais, a exemplo do Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), além do Cronograma Financeiro de Desembolso.

De acordo com superintendente de Orçamento Público da Seplan, Cláudio Peixoto, a edição deste ano traz algumas novidades, “a exemplo da trajetória de construção do PPA 2008-2011, que contou com a participação das secretarias de Estado e demais órgãos de todos os poderes, além da sociedade civil, por meio da realização de 17 plenárias públicas na capital e no interior”.

Estruturado em nove capítulos, seguidos de treze anexos, o MOP aborda inicialmente o processo de planejamento governamental, obedecendo estruturalmente ao ciclo temporal dos planos de governo: longo, médio e curto prazo. O SEP, o PPA, a LDO e a LOA são alguns dos itens também apresentados de forma detalhada no manual, que orienta, dentre outros temas, quanto à programação orçamentária e financeira, a execução orçamentária e o Sistema Informatizado de Planejamento (Siplan).

A versão online do manual está disponível no site www.seplan.ba.gov.br. A versão impressa será distribuída para os órgãos da administração direta e indireta do Estado, universidades e bibliotecas.