Mais de 400 mil estudantes baianos devem fazer, neste domingo (31), a prova do Exame do Ensino Médio (Enem). Este ano, a Bahia alcançou o terceiro lugar em número de inscritos, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

A média de inscritos na Bahia aumentou 17,5%, sendo o maior crescimento em todo país. A média nacional ficou em 10,9%.

Realizado pelo Ministério da Educação (MEC), o exame é uma avaliação voluntária, oferecida anualmente aos estudantes que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio.

Para a realização do exame, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) mobiliza estudantes e disponibiliza as escolas da rede estadual, tornando-se interlocutora entre o MEC, Diretorias Regionais de Educação (Direcs) e escolas.

A coordenadora de Avaliação do Sistema Educacional da SEC, Diana Pipolo, vê positivamente o crescimento no número de inscritos na Bahia. Para ela, o aumento é resultado de um trabalho conjunto com as Direcs e diretores de escolas.

“A nossa equipe orientou, disponibilizou laboratórios de informática para inscrição, divulgou e sensibilizou os alunos quanto à importância do exame”, declarou Pipolo.

O aumento de interesse dos baianos na prova já vem sendo sentido desde o ano passado. Em 2007 a Bahia foi o estado do Nordeste com o maior número de inscritos – 336,3 mil.

Prova

As provas serão aplicadas neste domingo (31), às 13 horas. Os portões serão abertos ao meio-dia, com fechamento às 12h55, horário de Brasília. Os candidatos devem chegar ao local da prova munidos de documento de identificação com foto, cartão de confirmação e questionário sócio-econômico, que foi enviado junto com o cartão ou pode ser impresso pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

Os estudantes que não receberam o endereço do local da prova pelo correio, poderão conferir os dados pelo site do Inep. Na página www.enem.inep.gov.br está disponível ainda aos diretores de escolas os locais de provas dos alunos. Para isso, basta o gestor entrar no endereço eletrônico e com a senha de registro da unidade escolar, ter acesso aos dados.

Enem

Além de avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, o exame foi pensado como modalidade de acesso aos cursos profissionalizantes pós-médio e ao ensino superior.

O objetivo vem sendo atingido gradualmente pelo Ministério da Educação, que tem trabalhado junto às instituições de ensino superior (IES) para tornar o Enem um componente do processo seletivo.

O acesso a programas como ProUni -programa que concede bolsas de estudos integrais e parciais para estudantes de baixa renda-, também utiliza os resultados do Enem como requisito para a distribuição de bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior.