LOCAL: Palácio do Planalto (Brasília)
DATA: 28.08.08 (quinta-feira)
HORÁRIO: 15h

O QUE É: Posse de Juca Ferreira como ministro da Cultura.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

TRANSMISSÃO DE CARGO: Acontecerá após a tomada de posse, às 16h, na Sala Funarte Cássia Eller (Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Lote 2 – entre a Torre de TV e Centro de Convenções). Logo depois, haverá uma entrevista coletiva à imprensa, com as presenças de Gilberto Gil e Juca Ferreira. 

JUCA FERREIRA: Nascido na Bahia, graduou-se em Sociologia e dedicou-se a política e às ações culturais e ambientais. Tornou-se líder estudantil e foi eleito em 1968 como presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). 

POLÍTICA: Atuou como militante de oposição ao regime militar, sendo exilado nove anos no Chile, na Suécia e na França. Durante este período estudou Línguas Latinas na Universidade de Estolcomo e cursou Ciências Sociais na Universidade de Sorbonne. Em 1993, foi eleito vereador do município de Salvador, sendo reeleito em 2000. 

MEIO AMBIENTE: Foi militante em diversos movimentos. Tornou-se vice-presidente da Fundação Movimento Onda Azul e filiou-se ao Partido Verde em 1988. Nos anos 90, foi secretário municipal de Meio Ambiente em Salvador e exerceu a função de presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma). Participou da criação de um dos primeiros movimentos socioambientais da Bahia, o SOS Chapada Diamantina, e desenvolveu um projeto eco-antropológico com as comunidades dos terreiros de candomblé, nomeado de Jardim das Folhas Sagradas. Durante cinco anos foi representante da sociedade civil da Agenda XXI Nacional, documento principal da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano (Rio- 92), que consiste em alcançar o desenvolvimento sustentável sem destruir o meio ambiente. 

CULTURA: Trabalhou como assessor especial da Fundação Cultural do Estado da Bahia e no Centro de Estudos de Referência Negromestiça (Cerne). Participou também da construção do Projeto Axé, iniciativa de arte–educação focada em crianças e adolescentes em situação de risco social. Ferreira ainda fez parte do grupo que elaborou a Agenda XXI da Cultura em 2004, na Espanha. Seu primeiro contato como integrante do Ministério da Cultura foi em 2003, quando exerceu o cargo de secretário-executivo da pasta, onde permaneceu por cinco anos e meio na gestão de Gilberto Gil.