A ênfase na manipulação de medicamentos e no acompanhamento de pacientes qualificou o curso de Farmácia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, como a melhor graduação do Norte/Nordeste do país e a quinta colocação na classificação nacional.

O desempenho foi verificado durante o Exame Nacional de Avaliação da Educação Superior (Enade) de 2007, organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.

A avaliação do Enade 2007 levou em conta o conhecimento dos alunos recém-ingressos na universidade. Não foi estabelecido um conceito (nota) para o curso da Uneb, por ainda não ter uma turma egressa. A classe mais avançada cursa o sexto semestre.

O ótimo resultado obtido, que compara as médias das notas alcançadas na prova do Enade, coloca o curso de Farmácia da Uneb à frente de universidades federais, a exemplo da Bahia (Ufba), do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Brasília (UnB).

O excelente desempenho dos alunos da Uneb no Enade, entre outros motivos, deve-se ao incentivo à experiência profissional desde o início do curso. Os estudantes de Farmácia da universidade são inseridos em estágios mais cedo, alguns desde o segundo semestre. Isso contribui para que eles convivam com as dificuldades e oportunidades da profissão.

A universidade oferece 16 laboratórios, que permitem aos alunos um maior contato com as práticas da profissão. Para o primeiro semestre de 2009, a administração central da Uneb vai colocar à disposição dos estudantes quatro ambientes bem-equipados, que vão permitir uma melhor qualificação dos estudantes. Serão dois laboratórios de análises clínicas e outros dois para a área de medicamentos.

Projeto Farmácia-escola

Além da graduação, a extensão tem sido outro destaque na formação do farmacêutico da universidade. O Projeto Farmácia-escola é um dos exemplos. Vinculado ao Departamento de Ciências da Vida (DCV), do campus 1, o projeto tem como finalidade atender à população carente de Salvador, além de procurar redefinir a relação farmacêutico-paciente.

No bairro do Cabula, o Farmácia-escola atende à comunidade da universidade e à população local. Até março de 2009, estarão em funcionamento as três etapas que compõem o projeto, referentes à drogaria, produção de medicamentos e serviço de atenção farmacêutica.