R$ 9 milhões serão investidos em 34 municípios na construção de cisternas, poços, recuperação de barragens, implantação de sistemas convencionais de abastecimento de água e de sanitários domiciliares, dentro do programa “Água para Todos”. As obras estão responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

Os dados, que integram as ações planejadas pelos programas de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir e Terra de Valor, no âmbito do Programa Água para Todos, foram anunciados durante as comemorações pelo aniversário de um ano do programa, na última terça-feira (2), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, quando o governador Jaques Wagner autorizou a CAR a executar 82 obras em 78 comunidades, intensificando as ações do governo no semi-árido baiano.

Somente no Programa Produzir, foram firmados 50 convênios com associações comunitárias, sendo contemplados 26 municípios: Baixa Grande, Bom Jesus da Serra, Caetité, Campo Formoso, Capela do Alto Grande, Cordeiros, Guanambi, Ipirá,Itagi, Jacaraci, Jacobina, Maragogipe, Olindina, Ourolândia, Pé de Serra, Pintadas, Piripá, Poções, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, Santa Bárbara, Santa Terezinha, Tanhaçu, Teodoro Sampaio, Umburanas e Urandi. Já o programa Terra de Valor vai atuar nos municípios de Abaré, Fátima, Itapicuru, Jeremoabo, Nordestina, Planalto, Bom Jesus da Serra e Macururé, onde as ações do governo vão garantir a universalização de acesso à água.

Água para Todos

O programa abrangerá todo o Estado da Bahia e prevê ampliar, com vista à universalização, o acesso à água, por meio de sistemas de abastecimento de água, barragens, cisternas e poços, abrangendo todo o estado. Até 2010, serão investidos R$ 2,1 bilhões, ampliando de 30% para 50% a cobertura de água tratada na zona rural da Bahia, com a previsão de serem implantados 100 mil cisternas, 1.800 poços tubulares e 1,5 mil sistemas simplificados de abastecimento de água, priorizando as áreas do semi-árido baiano, Bacia do São Francisco e seus principais núcleos urbanos e rurais.