Estrelas da música popular brasileira como Gal Costa, Danilo Caymmi e Carlos Lyra são algumas das atrações do 10º Festival de Lençóis, que acontece na cidade, coração da Chapada Diamantina, de 3 a 7 de setembro. Este ano o evento faz referência aos 50 anos da Bossa Nova e aos 40 da Tropicália e conta com o apoio da Bahiatursa e Secretaria do Turismo.

Os shows são gratuitos e contribuem para o aumento do fluxo turístico de Lençóis, uma vez que a sua divulgação amplia a visibilidade da região e do Estado. Turistas de várias partes do Brasil participam do Festival, que a cada edição conta com um público de aproximadamente 25 mil pessoas.

“O Festival de Lençóis é de grande importância para mostrar um pouco mais da Bahia e fomentar o turismo da Chapada, trazendo visitantes dos Estados vizinhos. Nessa época de baixa estação o Festival torna-se uma alternativa para o turista conhecer o destino”, diz Paulo Guaranys, diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa.

Além das atrações musicais, o Festival oferece oficinas culturais de dança, teatro e música, além de ações de educação ambiental. O evento incrementa a economia da região e valoriza os profissionais e artistas locais, levando cultura e lazer à população. As atrações musicais e a regularidade do Festival de Lençóis garantiram a sua inclusão no circuito nacional de festivais.

Programação musical

Quinta-feira, dia 4 – Léia Lima, Africania, Banda Saurius, Banda Zion
Sexta-feira, dia 5 – Danilo Caymmi, Lyra Philarmônica, Gil Câmara, Jussara Silveira
Sábado, dia 6 – Gal Costa, Família Grãos de Luz e Griô, Levy Emmanuel, Tiago Bandeira, Carlos Lyra

Sobre a Chapada Diamantina

O portão de entrada é a cidade de Lençóis, que fica a 409 km de Salvador. A Chapada é um dos cenários mais mágicos e deslumbrantes do Brasil. A beleza das águas é complementada por uma vegetação exuberante, que mistura espécies de cactos da caatinga com raros exemplares da flora serrana, especialmente bromélias, orquídeas e sempre-vivas.

A região é deslumbrante nos aspectos natural, histórico e cultural, relacionados principalmente com a descoberta e exploração de ouro e diamante na região. Algumas opções turísticas podem ser o Parque Nacional da Chapada Diamantina, a Gruta da Pratinha (Iraquara), o cemitério em estilo bizantino (Mucugê). Além da beleza natural, a Chapada Diamantina oferece várias opções de passeios: caminhadas, banhos refrescantes, montain bike, cavalgadas, escaladas e circuitos off-road.

Como chegar a Lençóis

A cidade fica a 409 km de Salvador. Segue pela BR-324 até Feira de Santana. A partir daí, pega a BR-116 até o entroncamento com a BR-242 (Bahia-Brasília) ou utiliza-se a BA-052 até Ipirá e de lá, segue pela BA-488 até Itaberaba. A partir desta cidade, os dois caminhos seguem iguais sempre pela BR-242.