A pronta intervenção dos policiais de plantão impediu que 45 presos, à disposição da Justiça, fugissem do Complexo Policial de Jequié, a 366 quilômetros de Salvador. O plano de fuga foi descoberto durante uma revista realizada por agentes da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior.

Os detentos estavam ocultando os buracos, abertos na laje, com sabão, massa de pão e restos de alimentos. Segundo o delegado Joaquim José Pereira de Souza, coordenador da 9ª Coorpin, seis detentos, considerados os mentores do plano, foram transferidos para o Conjunto Penal de Jequié.

O plano começou a ser executado durante a noite, quando os detentos que ocupavam o Anexo II serraram as grades do teto do pátio central da carceragem. Em seguida, quebraram uma laje de concreto, mas a intensa movimentação no xadrez chamou a atenção dos agentes de plantão e o plano acabou sendo descoberto por volta das 7h da manhã de terça-feira (2).

Atualmente, a carceragem do Complexo de Jequié é ocupada por 88 presos, entre homicidas, assaltantes, estelionatários e autores de outros tipos de delitos. Peritos do Departamento Polícia Técnica (DPT) fizeram a perícia do local.

Itamaraju

Adeilton da Silva Morais e Carlos Eduardo dos Anjos, tentaram fugir, algemados, de uma área de circulação interna do Complexo Policial de Itamaraju, sendo impedidos por policiais de plantão.

O delegado Júlio Teles, titular de Itamaraju, abriu sindicância e ouviu a dupla de preso e os agentes de plantão. Os dois estavam sendo conduzidos por dois policiais para a área destinada ao banho de sol, quando tentaram escapar pelo portão da frente. Eles portavam uma arma improvisada, semelhante a um estilete, apreendida pelos policiais.