Nem só os animais serão atração na 33ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (ExpoFeira), que começa neste domingo (7) e prossegue até o dia 14, no Parque de Exposição João Martins da Silva, do município. Durante toda a semana, pecuaristas, comerciantes e visitantes poderão dispor do Centro Digital de Cidadania (CDC), instalado no stand montado no Parque pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), pelo segundo ano consecutivo.

Como as demais unidades do Cidadania Digital (Programa de Inclusão Sociodigital do Governo do Estado), o CDC da ExpoFeira contará com dez computadores equipados com softwares livres e conectados à internet. O acesso será liberado para qualquer pessoa.

O objetivo do CDC é fornecer, nos dias do evento, acesso à internet e às ferramentas de informática para a população em geral e também a empresários e pecuaristas. “Esta é uma oportunidade de divulgar o programa, que está combatendo a exclusão digital da população baiana. Inclusive estamos inaugurando diversos Centros Digitais de Cidadania em Feira de Santana. Até o final do ano, teremos mais de 900 unidades cobrindo todos os municípios baianos”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado da Bahia, Ildes Ferreira.

Além do CDC, o stand da Secti vai expor produtos dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Cana-de-Açúcar e do Sisal. Os APLs são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outras instituições locais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Leilões

De acordo com os organizadores do evento, mais de 500 animais serão leiloados durante a Expofeira. O primeiro leilão acontece no domingo, logo depois da abertura oficial da mostra. Serão vendidos animais com aptidão leiteira. Na sexta-feira (12), está marcado o leilão de caprinos e ovinos.

No sábado vão a leilão, animais como baby guzerá, mangalarga marchador – todos promovidos pelos núcleos de criadores – além de gado de corte, realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais. No domingo, os da raça guzerá e mais um de gado com aptidão leiteira.